Google Chat: é o adeus definitivo para todos ao Google Hangouts

Na primeira metade de 2021 vamos ter direito a uma versão grátis do Google Chat. Isto representa o adeus definitivo ao Hangouts já que temos direito a uma versão preview da próxima grande novidade sem qualquer custo. Isto em contas pessoas, leia-se, não empresariais.

Google Chat: é o adeus definitivo para todos ao Google Hangouts

Até aqui o chat era apenas uma app que pertencia aos utilizadores pagantes que podiam convidar qualquer pessoa com um endereço gmail para uma conversação específica. Lembro que no último ano a Google migrou várias pessoas do Hangouts para o Chat e Meet.

Agora a gigante dos motores de busca está pronta para disponibilizar o Chat para os utilizadores de contas grátis que ainda apostam no Hangouts. Ou seja, é mesmo o fim do serviço anterior. O site Ars Technica refere que quem está a abrir o Hangouts recebe a mensagem “bem-vindo ao Google Chat”.

Uma vez que esta é uma versão preview do novo Chat, é provável que surjam alguns bugs ou outros problemas.

Esta app permite aceder e encontrar os contactos do Hangouts que gravámos, embora as conversas em grupo ainda não estejam disponíveis. Ao nível do design, o Google Chat é uma app de conversação muito simples. Tudo é fácil de aceder. No entanto, também há algumas funcionalidades orientadas para empresas a que os utilizadores passam a ter acesso. Exemplo disso é a possibilidade de fazer pesquisas rápidas e inserir ficheiros a partir do Google Drive.

Entretanto as vídeo chamadas são asseguradas, não por esta app, mas pelo Google Meet. Assim, sempre que as queremos fazer gera um link em vez de iniciar uma chamada. Entretanto, podemos esperar que o Google Chat esteja disponível no Gmail como um separador dedicado ao lado do Meet.

O preview do Google Chat para o Hangouts não está disponível para todos. De facto, nem a mensagem que referimos acima está a chegar a todos os clientes. Assim resta-nos esperar pela altura em que seremos migrados.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também