Os smartphones Pixel receberem algumas funcionalidades que chegaram também às aplicações. A app Google Camera é um excelente exemplo disso e vem com algumas novidades interessantes. Logo à partida a Google Camera 7.4 facilita o acesso à gravação de vídeo com 4K. Ao mesmo tempo garante uma maior capacidade de zoom. No entanto, ainda não temos os 4K a 60fps que se esperava.
Google Camera 7.4 chega com zoom de 8X e outras novidades
A versão mais recente da câmara da Google, com o número de versão 7.4.104.313422365, chega com uma mudança na interface do utilizador. Falo da opção de mudar a gravação de vídeo para 4K. Anteriormente estava oculta nas configurações, agora está localizada diretamente nas configurações rápidas. A alternância entre Full HD e 4K agora pode ser realizada com muita facilidade usando um comutador. Como pode ser visto nas capturas de ecrã, a seleção de frames por segundo ainda não está disponível quando o comutador é acionado.
Apesar da viabilidade técnica, o Google Camera ainda não suporta vídeos em 4K com 60 frames por segundo. Entretanto se o 4K estiver ativado para a gravação de vídeo, o zoom máximo vai aumentar nos smartphones Pixel 4, que podem aumentar a imagem até 8 vezes. Isto é possível graças às lentes telefoto do Pixel 4 e, portanto, só é possível com esta geração de smartphones. A atualização será lançada imediatamente e deve chegar a todos os utilizadores nos próximos dias.
Os smartphones Google Pixel não são propriamente os reis das especificações ao nível de câmara. No entanto, a aplicação que incluem pode fazer maravilhas com hardware simples. O conjunto de algoritmos da Google para a app de câmara fazem maravilhas.
Algumas das funcionalidades mais procuradas são o HDR+ e sobretudo a astrofotografia. De facto esta última tem-se vindo a popularizar entre diversos fabricantes de smartphones. A Huawei demonstrou muito isto na altura do lançamento do Huawei P30 Pro e a Samsung fez o mesmo quando lançou o Galaxy S20.