Google provocou a loucura nos bloqueadores de anúncios

Após alguns meses de testes, o YouTube resolveu dar caça aos bloqueadores de anúncios. Ora isto levou a uma onda de desinstalações – mas não do YouTube. Assim é bem provável que a Google tenha ditado o fim dos bloqueadores de anúncios. É que o ritmo a que isto está a acontecer é verdadeiramente alucinante!

Google provocou a loucura nos bloqueadores de anúncios

A repressão do YouTube aos bloqueadores de anúncios começou no início deste ano de forma limitada. Entretanto foi aumentando lentamente até afetar cada vez mais utilizadores. A partir desta semana, a prática está praticamente implementada em todo o lado. Assim afeta praticamente qualquer pessoa que utilize um bloqueador de anúncios em todo o mundo. O YouTube afirma que a utilização de um bloqueador de anúncios viola as políticas da plataforma.

YouTube, adblock, Google bloqueadores de anúncios

Como relata a Wired, este lançamento levou a “centenas de milhares” de desinstalações, não do YouTube, mas de bloqueadores de anúncios. Os números parecem provir de várias empresas de bloqueadores que registaram em outubro um “número recorde” de pessoas a desinstalar bloqueadores de anúncios.

Entretanto, também se registou um número recorde de novas instalações, uma vez que muitos utilizadores tentaram mudar de um bloqueador para outro, numa tentativa de continuar a bloquear os anúncios.

Uma empresa de bloqueio de anúncios, a Ghostery, partilhou que 90% dos utilizadores que preencheram um inquérito ao desinstalar o seu bloqueador de anúncios citaram as alterações do YouTube como motivo. Já a AdGuard disse à Wired que as desinstalações diárias aumentaram durante todo o mês de outubro, atingindo um pico de 52.000 num único dia, a 18 de outubro, quando os avisos do YouTube começaram a ser divulgados mais amplamente.

Entretanto a utilização do bloqueador Ghostery aumentou 30% no Microsoft Edge, uma vez que alguns utilizadores notaram que a mudança de browser levanta, pelo menos temporariamente, o bloqueio do bloqueador de anúncios. Por outro lado, o AdGuard viu a sua subscrição paga aumentar, uma vez que alguns utilizadores tiveram sucesso em bloquear anúncios utilizando a ferramenta.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também