Google baniu 151 aplicações da sua plataforma. Tem alguma?

Quer tenha um smartphone Android, ou iOS, é preciso ter sempre cuidado com o que instala, e com o que visita na Internet. Basta um email, uma SMS, ou uma simples aplicação, e poderá meter os seus dados em sítios que não quer.

É exatamente por isso que tanto a Google como a Apple andam a apostar muito na “limpeza” dos seus ecossistemas. Dito isto, enquanto a Apple consegue manter um ecossistema um pouco mais limpo e fechado, no lado da Google, é quase normal ver uma série de aplicações removidas da Play Store… Pois bem, agora foram “só” 150 apps.

Google baniu 151 aplicações da sua plataforma. Tem alguma?

Portanto, segundo a Avast, tivemos uma gigantesca campanha de scam denominada de UltimaSMS, nas últimas semanas. Uma campanha que contou com a ajuda de 151 aplicações ‘falsas’, que estavam bem escondidas na Google Play Store.

Como é que isto funcionava? Muito simples!

As apps fingiam ter outras funções como Scanner de códigos QR, Editores de Foto, Filtros de Câmera, etc… Mas depois tinham apenas um único objetivo, obrigar o utilizador a registar-se em serviços de SMS caros. Tudo acontece de forma super rápida, e do nada, está a pagar por um serviço que não precisa, e provavelmente nem sabia que existia.

Qualquer uma destas apps tinham acesso à localização do smartphone, o seu IMEI, e claro, pediam o seu número de telemóvel e/ou endereço de e-mail para começar as hostilidades. Assim que tudo estivesse pronto, poderia gastar qualquer coisa como 40€ por mês, por um serviço de SMS.

Entretanto, se por acaso está interessado na lista, estas são algumas das mais populares. Tem alguma? Apague tudo imediatamente, não perca tempo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também