Caso não saiba, o YouTube Music chegou há alguns dias ao Apple Watch! No entanto, o próprio sistema operativo da Google para smartwatches ainda não tem uma versão da aplicação na plataforma… O que claro está, apenas ilustra os problemas que a Google está a ter no mercado de smartwatches!
Ao fim ao cabo, nem é boa para si mesma, ao dar primazia ao seu maior rival neste segmento de mercado.
Google apostou no Apple Watch e não no Wear OS!? Porquê?
Portanto, a aplicação disponível para os subscritores do YouTube Premium e YouTube Music para o Apple Watch traz todas as funcionalidades já disponíveis na versão para iOS! Tudo num formato compacto e bastante bem arrumado. Ao fim ao cabo, os utilizadores podem fazer stream, controlar outros aparelhos, ou até fazer cast através do seu pulso.
No entanto, é estranho ver a app a chegar primeiro ao mundo da Apple, quando a própria Google tem um Sistema Operativo focado no mercado de relógios inteligentes. É óbvio que um lançamento teria sempre de englobar o Apple Watch, visto que é o relógio mais denominador da indústria, com cerca de 50% do mercado no seu bolso… Ainda assim, faria sentido que a Google fizesse o lançamento ao mesmo tempo, em vez de dar primazia a um produto rival.
Afinal de contas, isto traz ainda menos confiança aos utilizadores do ecossistema, que já têm de lidar com o facto de a Qualcomm demorar demasiado tempo no desenvolvimento e lançamento de SoCs… Uma fabricante que lançou recentemente os novos Wear 4100 e 4100 Plus, mas que infelizmente apenas foram adotados pela Mobvoi e a sua gama de relógios TicWatch.
Isto acaba por ser ainda mais estranho, quando temos em conta que a Google comprou a Fitnit no ano passado… Uma decisão que muitos pensaram ser o início da competitividade a sério por parte da gigante da pesquisa no mundo dos smartwatches. Mas que afinal, parece mesmo ter sido mais focada na informação de saúde dos utilizadores dos relógios da fabricante.
Será que alguma vez vamos ver um esforço a sério da Google neste mercado de wearables?
Google apostou no Apple Watch e não no Wear OS!? Porquê? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.