Google aposta em recompensas para o deixar com mais saúde

A Google tem vindo a trabalhar em conjunto com a Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA) e com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para perceber a ciência por detrás da actividade física e para ajudar os utilizadores a optimizar a quantidade e a intensidade de actividade física que realmente precisam para melhorar a sua saúde. No seguimento disto, a Google anunciou o novo Google Fit que se centra em dois novos objectivos de actividade (Batimentos Cardíacos e Movimentos por Minuto).

Quando se trata da sua saúde, é importante mexer-se mais e sentar-se menos. Ganhe Movimentos por Minuto para toda a sua actividade e deixe-se motivar para fazer pequenas e saudáveis mudanças ao longo do seu dia, tais como, subir escadas em vez de utilizar o elevador ou conversar com um amigo durante uma caminhada em vez de tomarem café juntos.

google aposta em recompensas para o deixar com mais saúde

As actividades que fazem o seu coração bombear com mais força resultam em benefícios ainda maiores para a saúde. Os Batimentos Cardíacos dão-lhe créditos por estas actividades!

O utilizador ganha um ponto por cada minuto de actividade moderada – por exemplo, acelerar o ritmo enquanto passeia o cão – ; e o dobro da pontuação nas actividades mais intensas, como corrida e kickboxing. Bastam 30 minutos de caminhada rápida cinco dias por semana para ir ao encontro das recomendações de actividade física da AHA e da OMS, de forma a reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar a qualidade do sono e aumentar o bem estar mental.

A Google quer utilizar pequenos jogos para motivar os utilizadores

Quando o utilizador caminha, corre ou anda de bicicleta ao longo do dia, o Google Fit detecta automaticamente essas actividades pelo smartphone ou pelos sensores do smartwatch, – como o acelerómetro e GPS – de forma a calcular os Batimentos Cardíacos.

google aposta em recompensas para o deixar com mais saúde

Personalização para cada atividade

Caso o utilizador esteja a praticar um exercício diferente, pode escolher na aplicação essa mesma actividade, por exemplo, jardinagem, pilatos, remo ou spinning e o Google Fit calcula os respectivos Batimentos Cardíacos e os Movimentos por Minuto alcançados durante o seu treino.

O Google Fit também se pode integrar com outras aplicações de fitness, tais como o Strava, Runkeeper, Endomondo e MyFitnessPal, para que o utilizador receba créditos pelos Movimentos por Minuto e Batimento Cardíaco obtidos. O utilizador recebe também dicas e ajuda para ajustar as suas metas ao longo do tempo baseadas na sua actividade. O diário mostra as suas actividades, conquistas e progresso das respectivas metas entre todas as suas aplicações.

Se já utiliza o Google Fit no smartphone Android ou o sistema operativo Wear da Google no seu smartwatch vai reparar nestas alterações nos próximos dias.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também