A Google lançou o Chrome 95.0.4638.69 para Windows, Mac e Linux para corrigir duas falhas zero day. Há muitos ataques em curso! De facto, a Google está consciente disto e como tal apela a que atualize agora mesmo o Chrome para a nova versão agora mesmo.
Atenção! Google apela a que atualize o seu Chrome agora mesmo!
É verdade que a nova versão pode demorar algum tempo a chegar a todos. No entanto, o Chrome 95.0.4638.69 já chegou a utilizadores em todo o mundo no canal Stable Desktop.
Para instalar a atualização do Chrome imediatamente, vá ao menu Do Chrome > Acerca do Google Chrome, e o browser realiza a atualização.
Para já não há muito mais pormenores acerca destes ataques. No entanto sabe-se que as duas falhas são muito graves! Entretanto os investigadores não revelaram a forma de aproveitamento. Seja como for deverá saber-se em breve.
Uma vez que estas duas falhas estão a ser muito utilizadas em ataques, sugere-se que todos os utilizadores do Chrome realizem uma atualização manual ou reiniciem o browser para instalarem a versão mais recente.
Contando com estas correções, lembro que a Google corrigiu 15 vulnerabilidades desde o início de 2021.
Uma vez que a Google está agora a lançar atualizações do Chrome para corrigir falhas zero day no imediato, não bloqueie por nada estes updates.
Ainda não utiliza o Chrome 95 no Android? Devia!
A Google introduziu o design Material You em Agosto. No entanto era necessário ativarmos algumas flags para termos direito a este design. Agora e para quem está no Android 12 ele já está ativado por defeito.
Mas também existem mais destaques ao nível dos pagamentos que estão agora mais seguros. Por exemplo, a Google adicionou uma nova extensão, o WebAuthn, que as instituições bancárias podem utilizar para autenticar os pedidos feitos pelos comerciantes na fase de checkout.
O objetivo é criar-se uma experiência de autenticação consistente para garantir a segurança dos utilizadores durante todo o processo de compra. Aliás isto deverá ser um requisito para muitas aquisições na União Europeia.
A outra novidade diz mais respeito aos programadores. Isto porque vai permitir fornecer a aplicações web um sistema eficaz de escolha de cores. Ou seja, para nós, utilizadores finais não tem muito interesse. Pelo menos, enquanto não tivermos de escolher cores numa app.
A que vou falar agora já é mais interessante. É que o Chrome 95, no computador, permite agora gravar grupos de separadores. Isto assim que ativarmos a flag chrome: //flags/#tab-groups-save flag. Como revelámos em agosto isto permite gravar grupos de separadores para se utilizar mais tarde. Assim não é necessário andarmos a vasculhar no histórico para refazer os grupos.
Outras novidades dão conta dos screenshots deslizantes que fazem falta.
Até aqui a maioria das aplicações que disponibilizavam esta função de captura de ecrã deslizante basicamente capturavam várias imagens e juntavam tudo numa só. A abordagem do Android 12 é bem diferente. Assim é utilizado um componente que permite capturar tudo de imediato sem existir corte e costura. Ou seja, a captura de ecrã é bastante mais rápida. Para utilizar isto no Chrome tem de ativar a função chrome: flags/#scroll-capture.
Pode descarregar o Chrome para PC aqui. Para Android está disponível aqui e para iPhone na AppStore.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!