Google vai apagar o histórico da sua localização! Veja como salvar

Existem várias pessoas que utilizam a linha cronológica do Google Maps, ou para recordarem alguma viagem ou passeio, ou simplesmente para perceberem alguns aspetos interessantes relacionados com as deslocações que fazem. De facto, nos últimos anos tem ficado lá tudo registado. No entanto isso vai mudar e todos esses registos vão desaparecer. Agora que a Google vai acabar com estas informações na cloud. Ou seja, a Google vai apagar o seu histórico de localização. Na prática esta alteração fará com que o Google Maps guarde apenas o seu histórico de localização no dispositivo, depois de anos a guardá-lo na cloud.

O site AndroidAuthority partilhou um email que recebeu recentemente da Google a notificar que isto acontece já a partir de 19 de Novembro. Isto vai contra as primeiras informações que falavam de Dezembro. Seja como for parece que algumas pessoas estão a receber datas diferentes.

O que acontece depois?

A Google afirma que tentará exportar os últimos 90 dias de dados da linha cronológica para o primeiro dispositivo com sessão iniciada que utilizar após o prazo. No entanto, todos os dados com mais de 90 dias serão eliminados. A empresa afirma que também continuará a guardar o seu novo histórico de localização no seu dispositivo atual.

Como manter o histórico de localização?

O e-mail da Google tem uma hiperligação que lhe permite optar por manter os dados até decidir apagá-los ou apagar automaticamente os dados após três meses. No entanto, algumas pessoas escolheram a primeira opção e comunicaram que os seus dados da cronologia foram eliminados na mesma. Isto parece ser um erro grave da parte da Google.

Assim é boa ideia tentar outra forma.

Dito isto, aceda a https://takeout.google.com/. Depois tire o visto de tudo e deixe apenas Histórico de localizações (linha cronológica). Depois na parte inferior é escolher continuar.

A seguir escolha o destino que poderá ser enviar o link de transferência por email. Opte por exportar uma vez e escolha criar exportação.

Entretanto e para além disto parece também que a Google está a lançar lentamente um botão para exportar os dados da cronologia de dispositivos individuais, que estará acessível em Definições > Localização > Serviços de localização > Cronologia. Mas isto parece aplicar-se apenas aos dados da cronologia desse dispositivo específico e não a todo o histórico da cronologia.

Com o fim desta característica da Google vai também à vida o site https://timeline.google.com/. Ou seja, vai deixar de poder verificar os locais por onde andou na web.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também