Muitas das pessoas descobriram um bug enorme no Android Auto da forma mais difícil. De facto, deram conta de algumas falhas pouco depois do lançamento do Pixel 7 e o resultado é que este sistema deixava de funcionar em alguns veículos. Tudo devido ao que acabou por se revelar um problema de compatibilidade. A questão é que a Google ainda não sabe ao certo o que se passa com o Android Auto.
Google não sabe o que se passa com o Android Auto
A título de exemplo, a gigante dos motores de busca já lançou uma correção para colocar o Android Auto a funcionar no Pixel 7. De facto, os primeiros dispositivos até a receberam ainda no final de outubro. A grande questão é que se descobriu que o problema afinal persiste.
De facto, nas últimas semanas, vários utilizadores confirmaram os mesmos problemas nos seus veículos, apelando para que a empresa continue a investigação, e se necessário, para lançar outra correção.
Embora a Google ainda não tenha falado nada sobre uma nova correção, parece que a investigação continua.
Numa atualização à lista de bugs conhecidos no Android Auto, um especialista da Comunidade do Google diz que os problemas de conectividade experimentados pelos proprietários do Pixel 7 ainda estão a ser analisados. O patch está listado como um “trabalho em progresso”, embora neste momento, não haja qualquer data de lançamento.
Mas este não é o único problema a afetar esta plataforma
A nova versão do Android Auto encontra-se atualmente em fase de testes. Muitas coisas estão a funcionar bem mas outras nem tanto. Dito isto, para além do problema com o Waze, eis que agora um bug fez com que os controlos rotativos não táteis deixassem de funcionar. O pior de tudo é que isto aconteceu com uma das apps mais utilizadas da Google. Dito isto, é caso para dizer que o Android Auto chocou de frente com o Google Maps
Como se percebe os controlos no Android Auto são maioritariamente direcionados para ecrãs táteis, mas a plataforma também suporta veículos que não têm suporte para um ecrã tátil. Os veículos da Mazda e da BMW, por exemplo, optam frequentemente por controlos rotativos, que usam um mostrador giratório para navegar pelo sistema do automóvel, bem como pelo Android Auto. É um sistema que pode ser um pouco complicado de utilizar inicialmente, mas funciona muito bem.
Alguns utilizadores no Reddit têm revelado que as mais recentes atualizações do Android Auto parecem estar a quebrar parcialmente os controlos rotativos. Os afetados parecem ter um controlo limitado ou nenhum sobre o Android Auto usando o mostrador rotativo. O problema não parece estar a acontecer a todos os utilizadores ou modelos de automóveis, mas parece relativamente difundido. Tem acontecido muito nos Mazda onde é relatado que os controlos rotativos deixam de funcionar, sobretudo no Google Maps.
Alguns dos afetados rapidamente descobriram que há uma solução temporária, mas longe de ser interessante. É que se parar à força à aplicação é possível desbloquear os controlos rotativos durante algum tempo. Mas esta não é a única solução. Voltar a uma versão mais antiga do Google Maps para Android, a versão 11.28.7, para ser exato, parece resolver o problema também. Ou seja, as questões não parecem estar tanto no Android Auto mas sim no Google Maps. Seja como for a maioria das questões incidem nas versões 8.3 e 8.5 do Android Auto.
A Google ainda não comentou quaisquer informações sobre isto mas deverão existir novidades em breve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!