Google Android: 7 anos de atualizações. Porquê?

Esta é uma pergunta à qual já tentámos responder várias vezes, especialmente porque foi uma decisão vinda bem lá de cima (Google). Uma decisão que acabou por influenciar os planos de todas as grandes responsáveis pelo ecossistema Google, especialmente a Xiaomi e Samsung.

Dito tudo isto, os 7 anos que foram postos em cima da mesa pela Google com o lançamento dos Pixel 8 e Pixel 8 Pro, sempre pareceram… Estranhos. Um número aleatório que foi dito só para ter impacto.

Mas não, existe mesmo alguma ciência e esforço tecnológico por detrás dos 7 anos.

Google Android (Pixel): 7 anos de atualizações. Porquê?

Pixel 8 Pro, Pixel, Google, Android

Portanto, num novo podcast Made by Google, o VP da gigante Norte-Americana tentou explicar o porquê da grande aposta em 7 anos de atualizações de software Android para os mais recentes Google Pixel 8.

Uma decisão que deverá ser replicada em todos os lançamentos da empresa de agora em diante. (Mas que não deverá chegar aos Pixel mais antigos).

Curiosamente, para chegar ao número ‘7’, a Google olhou para o primeiro Pixel que lançou no mercado em 2016, e tentou perceber durante quantos anos muitos destes aparelhos se mantiveram ativos e fluídos nas mãos dos utilizadores.

Ou seja, mesmo passados uns longos 7 anos, curiosamente em uma das maiores épocas de evolução do mundo dos smartphones! O Pixel 1 foi capaz de se “aguentar”.

Por isso, a Google decidiu mudar a sua estratégia, e até a forma como desenha e produz processadores. Isto para conseguir oferecer esses 7 anos com a maior qualidade e eficiência possível. O que claro está, também implica processadores Tensor pensados para isto mesmo.

Isto é importante para o crescimento dos produtos Pixel nos mercados Internacionais. Mas, talvez mais importante que isso, é super importante para o ecossistema Android! Que apesar de ter crescido de forma quase inacreditável ao longo de todos estes anos, continua com grandes deficiências na parte do suporte via software.

Claro que 7 anos continuam a ser um exagero.

Ainda assim, numa altura em que o nível de performance já não é de todo um problema em qualquer smartphone moderno, seja este de gama alta ou média. É inegavelmente uma excelente notícia ver as fabricantes a apostar cada vez mais no suporte via software.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também