Google ameaça retirar motor de busca da Austrália!

Isto pode cair que nem uma bomba para muitos utilizadores e empresas que dependem da gigante dos motores de busca. Assim, a Google ameaçou remover o seu motor de busca da Austrália. Isto por partilhas de royalties com editores de noticias!

Google ameaça retirar motor de busca da Austrália!

A Austrália introduziu uma nova lei. Na prática faz que a Google, o Facebook e potencialmente outras empresas tecnológicas paguem aos meios de comunicação. Claro, pelos seus conteúdos noticiosos.

Mas as empresas americanas reagiram. Assim avisam que a lei os faria retirar alguns dos seus serviços. Isto pode ser a desgraça para a maioria dos sites e blogs nesse país que dependem dos serviços da Google e mais concretamente do Adsense

O PM australiano Scott Morrison disse que os legisladores não iriam ceder a “ameaças”.

A Austrália está longe de ser o maior mercado da Google. No entanto, o código noticioso proposto é visto como um possível caso de teste global para a forma como os governos podem tentar regular as grandes empresas tecnológicas.

Google

As empresas têm enfrentado uma pressão crescente para pagar conteúdos noticiosos noutros países, incluindo a França, onde a Google fez um acordo histórico com os órgãos de comunicação social na quinta-feira.

Na Austrália, o código noticioso proposto ligaria o Google e o Facebook a negociações mediadas com editoras sobre o valor dos conteúdos noticiosos, se não fosse possível chegar a um acordo primeiro.

Assim o que está a acontecer na Austrália pode acontecer noutros países. Assim, pode ser perigoso caso a situação que se está a passar nesse país se alargue a outras regiões do globo. Logo à partida deixaríamos de ter Google Notícias. Entretanto os meios de comunicação deixariam de ter um palco tão grande. Resultado, grandes quedas nas visitas e penso que ninguém está interessado nisso.

Resta esperar para percebermos o que se irá passar nos próximos tempos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.

Leia também