Não é errado dizermos que as ameaças online estão descontroladas. Tentam entrar nos nossos sistemas por e-mail, através de sites perigosos, chamadas, enfim tudo aquilo que possa imaginar. A Google está a par disto ou não fosse a grande gigante dos motores de busca. Assim para dar uma ajuda, a equipa de segurança da Google revelou quais as maiores ameaças a que tem de estar mesmo atento. E são especialmente cinco!
Campanhas de personificação de figuras públicas
Nestas campanhas, os burlões utilizam tecnologia deepfake para se fazerem passar por uma figura pública e promover esquemas fraudulentos. Estes esquemas utilizam frequentemente a IA de forma abusiva para criar conteúdos altamente convincentes, enganando os utilizadores para que se envolvam em falsos brindes ou esquemas de investimento de elevado retorno.
Fraudes de investimento em moeda digital
Os criminosos usam personificações hiper-realistas de figuras públicas e marcas confiáveis para atrair as vítimas para esquemas que prometem retornos muito bons para serem verdadeiros. A Google afirma que estes esquemas têm frequentemente origem em redes de crime organizado e são difíceis de combater pelas autoridades policiais devido à sua natureza internacional.
Aplicações clonadas e sites de phishing
Os burlões estão a clonar aplicações e sites legítimos para roubar informações pessoais ou espalhar malware. As tácticas mais comuns incluem a criação de páginas de destino de apoio técnico falsas ou a exploração de portais de início de sessão de funcionários para aceder a dados empresariais sensíveis.
Cloaking de Landing Pages
Os utilizadores mal intencionados utilizam truques para enganar a Google e fazer com que o conteúdo de uma página de destino seja diferente do que o utilizador vê. Estas páginas de destino parecem muitas vezes sites legítimos. Assim dão aos utilizadores uma sensação de urgência para tomarem medidas que podem comprometer a sua segurança.
Exploração de grandes eventos
Por último, a Google afirma que os burlões estão a utilizar cada vez mais a IA para melhorar as técnicas de fraude tradicionais. Tudo visando grandes eventos como eleições, desportos e catástrofes com produtos e serviços falsos.
Entretanto ao partilhar o alerta para estas ameaças a Google espera ajudar os utilizadores a manterem-se vigilantes e a evitarem ser vítimas de fraudes online cada vez mais sofisticadas.
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