Em boa verdade, as fabricantes de software, não têm qualquer vergonha de utilizar táticas ‘sujas’ para ficarem à frente das suas rivais diretas… É no fundo, um mercado em que vale tudo, e até os utilizadores sabem disto mesmo.
Pois bem, desta vez foi um executivo da Mozilla, que veio a público afirmar que a Google anda há anos a ‘sabotar’ o navegador Firefox, para aumentar a popularidade do Chrome!
Estas palavras chegam pela parte de Jonathan Nightingale, antigo GM e Vice President do grupo Firefox na Mozilla. Que usou a sua conta oficial no Twitter, para revelar tudo o que sabia!
Começando por dizer que a Google era o maior parceiro da Mozilla, durante os seus 8 anos na empresa. No entanto, a primeira sempre utilizou táticas de cariz duvidoso, para garantir que o Chrome se mantinha à frente do rival.
When chrome launched things got complicated, but not in the way you might expect. They had a competing product now, but they didn’t cut ties, break our search deal – nothing like that. In fact, the story we kept hearing was, “We’re on the same side. We want the same things.”
— Johnathan Nightingale (@johnath) April 13, 2019
Curiosamente, o antigo executivo da Mozilla, afirma que enquanto os trabalhadores da Google acreditavam que ambas as empresas estavam no mesmo lado… A Google propriamente dita, tinha a sua própria estratégia delineada.
“Do nada, anúncios do Google Chrome começaram a aparecer ao lado de termos de pesquisa do Firefox. Similarmente, o GMail e o Google Docs, começaram a ter vários bugs e problemas de performance no Firefox. Além disso, vários sites Demo, começaram a avisar que o Firefox era ‘incompatível’.”
“Claro que no fundo, tudo isto é permitido, para competir. Mas se somos um parceira, com um acordo de pesquisa, ‘Como é que isto pode ser?’. E de todas as vezes que nos queixávamos, a resposta era a mesma. “Oops. Isso foi acidental. Vamos corrigir no próximo update dentro de 2 semana.”
Escusado será dizer, que estes ‘acidentes’ aconteceram centenas de vezes… Até que chegou a um ponto, em que a Mozilla começou a acreditar, que não eram simples ‘Acidentes’.
Afinal de contas, cada vez que isto acontecia, utilizadores trocavam o navegador da Mozilla, pelo Google Chrome
I think they were running out the clock. We lost users during every oops. And we spent effort and frustration every clock tick on that instead of improving our product. We got outfoxed for a while and by the time we started calling it what it was, a lot of damage had been done.
— Johnathan Nightingale (@johnath) April 13, 2019
Em suma, esta não é a primeira vez que vemos este tipo de acusações. Afinal, no ano passado, a Mozilla voltou-se a queixar, que a Google tinha diminuído propositadamente a performance do YouTube no Firefox e Edge.
Isto depois da Google ter trocado o sistema, para um que a gigante da pesquisa sabia que o Firefox não utilizava.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!