A Google está neste momento um bocadinho às aranhas, o que muito se deve ao facto de ter chegado atrasada à nova “moda” da Inteligência Artificial. A OpenAI (ChatGPT) está a fazer um trabalho incrível com a ajuda da Microsoft (Bing), e neste momento, é inegável que a Google se sente ameaçada, especialmente porque os seus resultados de pesquisa já não são tão bons como eram antigamente.
De forma mais concreta, dá para notar que o foco da Google não está em oferecer os melhores resultados possíveis em cada pesquisa, mas sim em ganhar o máximo de dinheiro possível com anúncios. Os consumidores já notaram isso, e aos poucos, estão lentamente a trocar a velha tendência do “vou ao Google ver!”, para ir ao Bing, ou para ir ao ChatGPT.
A resistência à mudança ainda existe, mas em 2024, não é tão resistente como já foi noutros tempos. Se aparecer um serviço superior, os utilizadores vão saltar para ele!
Claro que a Google é a responsável máxima pelo sistema operativo mais utilizado à face da terra, o Android, que costuma utilizar, por defeito, o motor de busca da gigante Norte-Americana. Além disso, a Google muitos e bons euros à Apple, ano após ano, para continuar a ser o motor de buscar principal de todo o ecossistema da responsável pelo iPhone, iPad e Mac.
Mas… Da mesma forma que a Google paga, a Microsoft também pode pagar, ou qualquer outra empresa pode pagar. Dito isto, se a Google perder a Apple, como fica o Android? Como fica o motor de pesquisa e todo o Universo de Serviços da Google?
Estamos a entrar numa era extremamente interessante!
Google à rasca pode influenciar o mundo dos smartphones!
Portanto, hoje em dia já não é normal ir a www.google.pt, e pesquisar uma coisa aleatória qualquer, para depois ir à procura de resultados. A grande maioria das coisas que queremos saber, aparecem na maioria das vezes sozinhas nas notificações dos nossos aparelhos inteligentes, sejam estes computadores ou dispositivos móveis.
Mas, se porventura quiser fazer uma pesquisa no Google, vai reparar que as respostas são um bocadinho estranhas, e logo nas primeiras 3 ou 4 posições, vai encontrar anúncios publicitários em vez de resultados a sério. É, no fundo, um misto de ganância com incompentência.
Os utilizadores já começaram a notar isso, e com a chegada de serviços inteligentes com um potencial tremendo, como é o caso do ChatGPT, e outras ferramentas que têm como base a cada vez mais popular Inteligência Artificial. A Google começa, aos poucos, a perder o seu domínio de mercado. Claro que ainda está longe de ser uma situação crítica, com a gigante da pesquisa ainda a ter nas suas mãos mais de 80% da quota de mercado. Mas… O Bing já chegou aos 10%, e ao que tudo indica, está com grande vontade de subir mais um pouco nos próximos tempos.
O que levanta uma questão… E se alguém der mais dinheiro à Apple, do que os 20 mil milhões que a Google dá? O que acontece nessa altura?
Caso não saiba, segundo os últimos resultados conhecidos, a Google pagou qualquer coisa como 20 mil milhões de dólares para se manter como o motor de pesquisa por defeito do ecossistema da Apple.
Uma quantidade enorme de dinheiro, que acaba por dar muito rendimento e importância à Google.
Mas, num mundo que está a mudar a uma velocidade incrível, quem diz que a Microsoft, que nem sequer é rival da Apple no mundo mobile, não pode dar mais dinheiro para meter o Bing como o motor de busca principal?
De um momento para o outro, o domínio da Google como motor de pesquisa desaparecia. Ficando apenas o Android como a pedra basilar de todo um ecossistema. O que pode acontecer nessa altura? Ninguém sabe, mas seria inegavelmente muito interessante.
Conclusão
Nada dura para sempre. Porém, isto pode não ser o fim para a Google! Pode ser apenas uma lomba que pode levar a empresa a outros níveis de evolução e inovação. Mas uma coisa é certa, a altura de ver empresas à sombra da bananeira terminou neste segmento de mercado.
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