Durante o dia de ontem, tivemos alguns indícios a chegar à Internet de que a Google poderia estar interessada em separar a sua pesquisa em dois campos, uma normal sem IA completamente gratuita, e outra com a ajuda de IA com uma subscrição à mistura.
Dito isto, na realidade, nenhuma pesquisa é de borla, porque a Google domina o mundo das Internets como o conhecemos, e existem sempre anúncios à mistura em qualquer pesquisa. Mas, ainda assim, ter muitos milhões de utilizadores a fazer pesquisas com IA, todoso os dias… Isso seria inegavalmente um preço que poucas ou nenhumas empresas querem ou podem pagar, provavelmente nem a Google.
É uma situação interessante não é? Bem, a gigante Norte-Americana já veio responder aos rumores!
Google a pagar? A gigante já respondeu aos rumores!
“Durante anos, reinventamos a Pesquisa para ajudar as pessoas a aceder à informação da maneira que lhes seja mais natural. Entretanto, além disso, através das nossas experiência de IA generativa na Pesquisa já respondemos a milhares de milhões de consultas e estamos a ver um crescimento positivo das consultas na Pesquisa em todos os nossos principais mercados.
Por isso, continuamos a melhorar, de uma forma célere, o produto para atender às novas necessidades dos utilizadores.”
Acerca das afirmações sobre a hipotética subscrição (Pesquisas Pagas):
“Não estamos a trabalhar nem a considerar uma experiência de pesquisa sem anúncios. Tal como já fizemos muitas vezes, vamos continuar a desenvolver novas funcionalidades e serviços premium para melhorar as nossas ofertas de subscrição na Google. Não temos nada para anunciar neste momento.”
Conclusão
Todas as notícias de ontem podem ter chegado à Internet como um teste, para a Google perceber como é que os utilizadores reagiriam. Ou então, pode ser uma grandessíssima “treta”.
Uma coisa é certa, por enquanto, Pesquisas Pagas é algo que não está nos planos da Google. Se isso pode mudar? Talvez! Ainda estamos muito no início da IA “a sério”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!