A inteligência artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas e em breve até corremos o risco de ficar muito mais preguiçosos. É que na prática estes sistemas começam a fazer tudo por nós. Já editam fotos, fazem vídeos e até nos ajudam a escrever melhor. No caso do Gmail para além da função propriamente dita que nos ajuda a escrever e que até já está na versão web e nas apps temos agora um novo atalho que permite polir aquilo que digitámos. Mas como funciona?
A partir de hoje “Ajude-me a escrever”, ou seja, a ferramenta de escrita da Google com IA concebida para ajudar os utilizadores a redigir e-mails ou documentos de forma mais eficiente – aparecerá diretamente no corpo de um e-mail quando o rascunho estiver vazio, facilitando aos utilizadores a criação de e-mails a partir do zero utilizando IA.
Por outro lado a ferramenta que permite polir foi concebida para rascunhos do Gmail que tenham 12 ou mais palavras. Como o nome sugere, permite que os utilizadores refinem automaticamente os seus e-mails com sugestões mais polidas e geradas por IA.
Os utilizadores do Gmail na Web podem aceder ao atalho dando um clique no texto ou premindo “Ctrl+H”. A funcionalidade também está a ser implementada na aplicação Gmail para Android e os utilizadores móveis podem deslizar o atalho para verem um rascunho refinado dos seus e-mails. Os utilizadores também terão opções rápidas como “Formalizar”, “Elaborar” e “Encurtar” para editar o rascunho do e-mail no local.
Ainda não encontrou estes atalhos?
Entretanto se por algum motivo já foi verificar o Gmail e não encontrou estas novas opções não se preocupe. Os lançamentos da Google são faseados. Assim isto significa que tudo surge em ondas e leva algum tempo a chegar aos utilizadores. No entanto, também não irá levar assim tanto tempo. Isto significa que o mais tardar num período de 15 dias já deverá ter estas novidades.