Gmail offline: como utilizar quando não tem Internet

Qualquer pessoa que lida com e-mails sabe que necessita de uma ligação ativa à Internet para os processar. É que uma má ligação pode deixá-lo com acesso limitado ou mesmo sem acesso aos seus e-mails. E se pudesse configurar o Gmail offline e aceder a todas as mensagens sem Internet? Isto é realmente algo muito útil. Por exemplo, quando estamos a viajar, sem dados ou num sítio com má recepção. Vamos então explicar-lhe como pode configurar tudo.

Gmail offline: como utilizar quando não tem Internet

Nunca deverá configurar o Gmail offline em computadores públicos ou partilhados. Isto porque os e-mails são armazenados temporariamente no browser.

Claro que para configurarmos tudo em primeiro lugar necessitamos de uma ligação à Internet funcional. No entanto, quando tudo estiver configurado, pode navegar pelos seus e-mails, pesquisar, arquivar ou apagar. Pode até compor e-mails e enviá-los. No entanto, eles ficarão à espera até que esteja disponível uma ligação à Internet.

No passado, era necessária uma extensão chamada Gmail Offline para fazer com que o Gmail funcionasse em modo offline. Entretanto, a extensão já não está disponível, por isso não poderá usá-la. Mas para compensar esta funcionalidade encontra-se agora disponível de forma nativa nas definições do Gmail.

Vamos explicar-lhe então o que tem de fazer.

Em primeiro lugar abra o Gmail aqui, clique na roda dentada e depois em Ver todas as definições.

Agora localize o separador offline e clique.

Depois coloque um visto em ativar o correio offline.

Gmail offline

Nessa altura vão aparecer mais opções.

Nas definições de Sincronização, defina o número de dias para armazenar os emails. Pode escolher entre os últimos 7, 30 ou 90. Também pode optar por descarregar anexos ou não.

Finalmente, nas definições de Segurança, pode optar por guardar dados offline no computador depois de iniciar sessão ou sair.

Assim que as definições estiverem de acordo com os seus objetivos, clique em Guardar as alterações para tornar as definições permanentes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também