A pandemia levou a uma grande adoção de ferramentas como o Google Meet e Chat. Isto numa altura em que tantas pessoas passaram a trabalhar a partir de casa e algumas continuam. Ora a Google aproveitou esta oportunidade para integrar as aplicações que referi acima dentro do Gmail nos dispositivos móveis. Agora a gigante dos motores de busca vai apostar ainda mais nesta integração. Dito isto, temos agora um novo layout para o Gmail na versão web que combina o Chat, Spaces e Meet com a vista primária da nossa caixa de correio. Este design do Gmail foi revelado pela primeira vez no ano passado quando se mudou o nome de Rooms para Spaces e os integrou com o Docs, Meet e outros serviços.
Gmail acaba de receber um novo design! Aprova ou não?
O novo layout conta com um menu de navegação na esquerda que permite aos utilizadores saltarem rapidamente entre os emails, conversas no Spaces ou Chat e reuniões no meet. Tudo sem termos de andar a saltar entre separadores. Ou seja, uma excelente notícia para a produtividade. Entretanto o menu substitui as entradas que estavam na barra lateral para os três serviços que constam no design atual do Gmail. Para além desta mudança tudo está também mais semelhante ao aspeto que podemos encontrar na nova versão do Android.
Mas as novidades não ficam por aqui. Dito isto, temos agora bolhas de notificação que revelam aos utilizadores coisas importantes que necessitam da atenção do utilizador.
Quando estamos no Chat ou Space, os utilizadores podem ver toda a lista de conversação numa única janela. Já na vista total da caixa de correio temos acesso à lista completa de mensagens e etiquetas como já acontece atualmente.
Mas há outras novidades. A Google revelou também que teremos uma pesquisa unificada nos próximos mês de modo a que os resultados ao nível do email e conversas surjam “unidos” na barra de pesquisa. É sem dúvida uma boa solução já que na atual temos de andar a saltar entre as duas categorias.
Esta novidade vai começar a ser disponibilizada a partir deste mês. Por enquanto as pessoas podem optar por aderir ou não. No entanto, em Abril passara a ser a vista por defeito. Entretanto durante algum tempo estará disponível uma opção que permite às pessoas voltar atrás. No entanto será removida até ao final do segundo trimestre de 2022.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!