Gmail: se quer continuar a usar não pode largar o smartphone!

A segurança é uma coisa muito importante e é preciso termos todos os cuidados. É que se alguém conseguir o acesso às nossas contas online, passa a saber tudo sobre as nossas vidas e é isso que temos de evitar a todo o custo. Embora as passwords sejam uma boa forma de proteger os serviços a que temos acesso na Internet, são cada vez mais falíveis, sobretudo porque algumas pessoas optam por palavras-passe fáceis de adivinhar. O nome com mais um número à frente ou a data de nascimento. Ora a Google vai mudar o jogo para proteger os utilizadores. Assim, vai ativar até ao final do ano uma coisa chamada autenticação de dois fatores para mais de 150 milhões de contas! Assim se quiser continuar a utilizar o Gmail ou outros serviços da Google não pode largar o smartphone!

Gmail: se quiser continuar a usar não pode largar o smartphone!

Esta novidade foi revelada pela Google no seu blog. Aliás é numa publicação que a gigante dos motores de busca assinala uma coisa muito importante. É que a autenticação de dois fatores é uma das formas mais eficazes de proteger os acessos não autorizados a contas e redes. Combina algo que sabemos, a nossa password, com uma segunda chave que é obtida através do smartphone. Tanto via SMS, como gerada através de uma aplicação.

Esta proteção que envolve a presença do smartphone será necessária para aceder ao Gmail e também a outros serviços da Google, como o Google Fotos.

De facto é algo que todas as pessoas deviam usar.

Mas tenho de dar o meu número de telefone à Google?

Esta é uma questão que muitos utilizadores fazem. Se por um lado é uma possibilidade para recebermos as SMS, por outro lado, há outras.

De facto, a Google está a tentar tornar o método de login com autenticação de dois fatores o mais simples possível. Agora, em muitos casos, surge uma janela no smartphone onde só temos de indicar que somos nós. Isto tanto nos smartphones Android como nos iOS. Claro que é necessário termos a app Google instalada.

Seja como for, há sempre pessoas que não estão satisfeitas e para muitos esta obrigação de passar a utilizar a autenticação de dois fatores pode ser um problema. No entanto é a melhor coisa que a Google pode fazer para garantir a nossa segurança.

Posso ativar agora mesmo a autenticação no Gmail e outros serviços através do smartphone sem ter de esperar pelo final do ano?

Sim. A primeira coisa que tem de fazer é ir à gestão da sua conta Google. Pode aceder aqui. Depois de introduzir os seus dados e fazer login. Posteriormente quando chegar à janela de gestão de conta escolha a opção Segurança no menu do lado esquerdo. As imagens que apresento aqui são da versão desktop. Mas se estiver num smartphone ou tablet pode fazer tudo exatamente da mesma maneira.

Gmail login, Google Fotos conta

Na nova página localize a secção Iniciar sessão no Google. Dentro dela vê a opção Validação em dois passos. Escolha essa opção.

Na nova janela clique em introdução. Entretanto, a seguir, terá de fazer login novamente.

Gmail login

Depois de introduzir os seus dados chega ao ecrã que mostramos abaixo. Entretanto vão aparecer os dispositivos que podem receber pedidos. Na prática são aqueles onde está autenticado com a sua conta Google. No meu caso é o iPhone, mas podia ser qualquer outro smartphone Android. Carregue em continuar.

Gmail login, Google Fotos conta

Assim que carregar em continuar vai receber um pedido no seu smartphone. Apenas tem de dizer que sim. Nessa altura o início de sessão será aprovado.

Google Fotos conta

Entretanto se perder o seu telemóvel ou se o seu segundo passo não estiver disponível, vai precisar de uma opção alternativa para aceder à sua conta do Google Fotos e Google em geral. Dito isto, basta configurar um número de contacto e escolher se quer que a verificação seja feita por Mensagem de Texto ou Chamada Telefónica.

Google Fotos conta

Depois é so carregar em enviar. Isto depois de introduzir o número. Entretanto nessa altura recebe uma SMS com um código que deverá introduzir na plataforma.  Assim a partir desse momento é so confirmar tudo e já está protegido. Assim pode ter a certeza que ninguém vai entrar na sua conta Google.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também