Google alerta: a sua conta Gmail pode estar em risco!

A Google lançou o alerta para um novo ataque que pode deixar milhões de pessoas que utilizam o Gmail em risco. Esta ameaça chega da Rússia e a Google revela que o objetivo é roubar as credenciais das pessoas que utilizam esta plataforma de correio eletrónico. Neste momento já foram atacadas mais de 12 mil contas de Gmail mas felizmente as mensagens acabaram interceptadas pela Google antes que pudessem causar quaisquer danos.

Google alerta: a sua conta Gmail pode estar em risco!

Conforme revela o The Sun, este é o último de uma série de ataques que foram levados a cabo pelo grupo Fancy Bear. É uma organização de hackers aparentemente suportados pelo governo russo.

Os investigadores referiram que o primeiro ataque em larga escala ocorreu no final de Setembro e afetou mais de 12 mil contas do Gmail.

O objetivo foi mesmo deitar a mão ao login das pessoas através de um email de phishing. Para além disso também queria deitar a mão a outros dados.

No assunto do email podíamos ver algo como “alerta de segurança crítico”. Pior do que isso, estava extremamente bem feito. Tanto que se fazia passar muito bem por uma mensagem da própria Google.

Nela estava referido que a conta estava em risco e que a password devia ser mudada. Depois levava as pessoas a darem um clique numa ligação para a alterarem.

Entretanto a página para onde as pessoas iam parecia a página de login do Gmail. Depois das credenciais introduzidas dava um erro e não se fazia mais nada. Isto porque nessa altura os criminosos já tinham as credenciais.

Os emails não visaram um país específico mas sim todas as partes do mundo. Isto de acordo com a equipa da Google.

Para evitar ataques de phishing, os especialistas aconselham a não dar cliques em links de pessoas que não conhece e evitar dar as suas informações a um site não seguro.

Cuidado com os erros de ortografia e ligações suspeitas ou anexos, pois são sinais clássicos de uma mensagem fraudulenta. Endereços de e-mail estranhos também são algo suspeito.

Se não tem a certeza se uma mensagem ou website é legítimo, o melhor é estar seguro e evitar interagir com eles.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também