Por vezes problemas complicados requerem… soluções simples. Na maioria dos casos não é fácil lidar com problemas de esquemas na Internet e tentativas de engano ou extorsão. No entanto, isto não quer dizer que seja impossível criar algo que os possa combater. Ora no ano passado a Google anunciou o suporte para o BIMI. Um standard que verifica as organizações e carrega metadados adicionais para melhorar a segurança. Agora chegou a hora de vermos a aplicação prática de tudo isto. De facto, é por este motivo que o Gmail recebeu uma novidade que vai ajudar a acabar com as fraudes!
Um sistema que pode ajudar a acabar com as fraudes é sempre bem-vindo, seja no Gmail ou noutra app qualquer!
Mas afinal como é que o Gmail vai fazer isto? Com um sistema super-avançado que segue os emails? Com um mecanismo baseado em inteligência artificial? Não! Com logotipos!
O BIMI significa Brand Indicators for Message Identification, ou em Português, indicadores de marca para identificação de mensagens e resulta da cooperação entre várias empresas onde se incluem a Google a o Mailchimp. O objetivo é identificar-se quem envia as mensagens e garantir segurança.
Parece uma forma simples de resolver o problema, mas é bastante eficaz!
Todos os emails que forem enviados a partir de entidades confiáveis têm o logotipo da empresa na imagem do avatar. Historicamente aparecia apenas a primeira letra do nome de quem está a enviar. E isto não dá para forjar.
Claro que isto obriga a uma implementação do lado da empresa para que o sistema permita este envio seguro. Seja como for vale a pena para mostrar a quem recebe o email que pode abrir sem problemas.
A Google diz que esta novidade já está ser disponibilizada para todos os utilizadores. No entanto, tudo isto é distribuído de forma faseada. Assim pode ainda não encontrar esta novidade. Seja como for é uma boa notícia a chegada desta função de segurança.
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