Os clientes de email baseados na Web têm vindo a mudar ao longo dos anos. Embora a grande maioria dê mais destaque às funcionalidades em detrimento da estética, a Google, apesar das muitas funcionalidades, conseguiu complicar um bocadinho a interface do Gmail. De facto, o novo design, em particular, colocou demasiadas coisas no ecrã.
É verdade que muitos utilizadores gostam desta organização, especialmente quando apreciam que sejam mostradas todas as informações adicionais. No entanto, para alguns pode ser um pouco complicado.
Simplify: uma cara lavada para o Gmail da Google
Se gostavam de ter uma versão mais simplificada do Gmail, temos boas notÃcias. É que o antigo responsável pelo design deste serviço, Michael Leggett, criou o “Simplify”, uma extensão do Chrome que limpa tudo aquilo que está a mais.
A inspiração para o Simplify foi simples. O responsável pela extensão cansou-se de trabalhar com uma interface em que, como ele próprio diz, tudo parece espalhado pelo ecrã. No entanto, não tenham receio que não vão perder qualquer funcionalidade. É que apesar do Simplify realmente simplificar as coisas ocultando a confusão extra, ele não remove as funcionalidades.
Dito isto, diversos elementos do Gmail são colocados em menus suspensos ou inseridos em diferentes partes do ecrã.
Para além disso até o próprio logotipo do Gmail desapareceu. O criador diz que os logotipos são apenas para encher o ego. Assim, não necessitam de estar lá a ocupar tanto espaço.
Para além disso, muitas das cores standard do Gmail foram atenuadas ou completamente eliminadas, dando à interface uma sensação profissional e muito mais discreta.
Claro que vai agradar mais a uns do que a outros. No entanto, a julgar pelos 15.000 downloads da extensão em menos de um mês do lançamento, parece haver mais pessoas a preferir esta nova forma de utilização. A Fast Company afirma que esta ferramenta está a ser descarregada por 500 novos utilizadores todos os dias.
Estes são números impressionantes, mas que por outro lado são facilmente justificáveis. O Simplify não tem anúncios, e não segue o que o utilizador faz. Entretanto quem tiver alguma dúvida quanto a isto tem apenas de inspecionar o código do Simplify no Github.
Para experimentarem esta extensão basta visitarem este site ou acederem à Chrome Web Store.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!