Gmail vai começar a escrever os emails por si graças à IA!

Com toda a propaganda à volta do ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial, a Google está finalmente a começar a adicionar ferramentas poderosas a algumas das suas aplicações principais. Na semana passada, a empresa anunciou que iria trazer experiências de inteligência artificial ao Google Docs e ao Gmail. Tudo vai começar a ser testado já este ano e de facto o código já foi descoberto em novos elementos da interface escondidos no código das aplicações. A boa notícia é que com o poder da inteligência artificial o Gmail vai começar a escrever os emails por si.

Gmail vai começar a escrever os emails por si graças à IA!

A última versão do Gmail, 2023.03.05.515729449, exibe um código que adiciona um botão de ajuda à escrita ao compositor de e-mail. O site 9to5Google que é perito nestas coisas foi capaz de activar o elemento UI, e partilhar imagens da forma de utilização. Ao tocar no botão, surge um campo de entrada de texto na parte inferior do ecrã, com uma string a pedir-lhe para “Dizer ao Gmail o que deve escrever para si”. No estado actual do software, é possível adicionar texto a esta caixa, mas parece que ainda há muitas coisas em falta. Não importa o que escreva, não obterá uma pré-visualização ou um resultado gerado.

Gmail vai começar a escrever os emails por si graças à IA!

O 9to5Google também afirma ter visto a opção Refinar a minha mensagem, embora a publicação não tenha adicionado quaisquer capturas de ecrã. Esta funcionalidade permitir-lhe-ia melhorar a escrita no seu e-mail ou clarificá-la se achar que o que escreveu é difícil de entender. Quando a IA acabar o texto, poderá inserir o que ele gerou ou obter outro rascunho, tocando numa opção Ver outro. Também será possível dar uma classificação positiva ou negativa para o texto gerado usando os botões polegares para cima e para baixo.

A Google parece estar a andar cada vez mais rápido quando o assunto é IA, e o Gmail não é o único sítio onde as funcionalidades de IA em desenvolvimento chegaram. O código no Google Messages também sugere que a empresa está a trabalhar em respostas geradas por IA.

Entretanto neste momento ainda não se sabe como é que estas ferramentas acabarão por funcionar. Isto porque nenhuma delas está ainda devidamente acessível, à excepção da interface de utilizador. Se quiser experimentar agora mesmo, pode inscrever-se no teste do Google Bard.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também