As fugas de informação são problemas muito graves não só para as empresas como para os utilizadores. Sobretudo porque existe uma prática recorrente que nunca deveria existir. As pessoas têm tendência a reutilizar os dados de login em vários sites e pior do que isso colocam tudo igualzinho. Assim, se por exemplo, eu utilizo o endereço [email protected] com a password bruno para aceder ao Facebook ou a qualquer outro serviço e nunca mudo nada, então se os meus dados caÃrem na Internet, vão conseguir aceder a uma série de contas, inclusivamente ao meu correio eletrónico. Assim se fez este erro a sua conta do Gmail pode estar em perigo, sem se aperceber e também todas as outras contas.
Gmail: se fez este erro pode estar em perigo sem saber!
A primeira coisa que temos de fazer é verificar se estamos em perigo e para isso basta recorrermos ao site https://haveibeenpwned.com/. Aà conseguimos logo perceber se os nossos dados caÃram em alguma fuga de informação.
Quando abrimos o site temos de colocar o nosso endereço de email na caixa e carregar em pwned?
Se quando o fizermos aparecer um ecrã igual ao que se encontra abaixo então temos boas notÃcias. Os seus dados não estão envolvidos em nenhuma fuga de informação.
Se por outro lado colocou o endereço de email e obteve um ecrã igual ao que se encontra abaixo muita atenção. Então as suas informações podem estar realmente em perigo.
Há duas coisas que tem de fazer logo a partir desse momento. Mudar a password em todas as suas contas, sobretudo se tem tendência para usar a mesma.
A outra coisa e isto mais relativa aos serviços Google é ativar a autenticação de dois fatores, para além de mudar a pass.
A primeira coisa que tem de fazer é ir à gestão da sua conta Google. Pode aceder aqui. Depois de introduzir os seus dados e fazer login. Posteriormente quando chegar à janela de gestão de conta escolha a opção Segurança no menu do lado esquerdo. As imagens que apresento aqui são da versão desktop. Mas se estiver num smartphone ou tablet pode fazer tudo exatamente da mesma maneira.
Na nova página localize a secção Iniciar sessão no Google. Dentro dela vê a opção Validação em dois passos. Escolha essa opção.
Na nova janela clique em introdução. Entretanto, a seguir, terá de fazer login novamente.
Depois de introduzir os seus dados chega ao ecrã que mostramos abaixo. Entretanto vão aparecer os dispositivos que podem receber pedidos. Na prática são aqueles onde está autenticado com a sua conta Google. No meu caso é o iPhone, mas podia ser qualquer outro smartphone Android. Carregue em continuar.
Assim que carregar em continuar vai receber um pedido no seu smartphone. Apenas tem de dizer que sim. Nessa altura o inÃcio de sessão será aprovado.
Entretanto se perder o seu telemóvel ou se o seu segundo passo não estiver disponÃvel, vai precisar de uma opção alternativa para aceder à sua conta do Google Fotos e Google em geral. Dito isto, basta configurar um número de contacto e escolher se quer que a verificação seja feita por Mensagem de Texto ou Chamada Telefónica.
Depois é so carregar em enviar. Isto depois de introduzir o número. Entretanto nessa altura recebe uma SMS com um código que deverá introduzir na plataforma. Assim a partir desse momento é so confirmar tudo e já está protegido. Assim pode ter a certeza que ninguém vai entrar na sua conta Google.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!