A aplicação web do Gmail tem sofrido algumas alterações. Na prática a Google está a tentar expandir o âmbito do serviço de e-mail, transformando-o num espaço de produtividade convergente. Depois de um novo look baseado em integrações mais profundas com o Meet, Spaces e Chat, vão surgir agora algumas atualizações mais visuais que facilitam o ato de escolher destinatários. Vamos então olhar para as novidades no envio de emails do Gmail.
Gmail tem novidade no envio de emails mas não é para todos
Isto é algo de que já se falava há algum tempo. De facto, foi no mês de outubro, que a Google anunciou várias melhorias para os campos Para, Cc e Bcc no Gmail, prometendo um lançamento pouco depois. Isso nunca aconteceu graças a uma ligeira mudança de planos para se concentrar em melhorias de desempenho em novembro.
Agora, vários meses depois, estas mudanças estão finalmente a avançar com o lançamento previsto para o final de setembro.
Quando estas alterações chegarem, deverá ver avatares ao lado dos nomes de destinatários para ajudá-lo a identificá-los mais rapidamente. Foi também adicionado um novo menu que permite ver os detalhes de um destinatário, copiar o e-mail e editar o nome de contacto.
O Gmail também irá alertá-lo acerca do envio de e-mails para aqueles que não fazem parte de uma organização: os destinatários externos serão destacados em amarelo com uma faixa de aviso que os acompanha se não tiver interagido anteriormente com eles.
Outras melhorias incluem os destinatários dentro do menu suspenso a ficarem acinzentados se estiverem duplicados ou incorretos.
Entretanto como se percebe a maioria das funcionalidades destinam-se a organizações, pelo que serão limitadas aos clientes do Google Workspace, G Suite Basic e Business. Assim neste momento os utilizadores grátis terão de se contentar com o sistema normal.