Gigabyte tem um SSD que parece uma placa gráfica

Durante grande parte do ano passado, avisámos que o mundo dos SSDs ia mudar um pouco, graças à chegada das primeiras soluções baseadas no novo padrão PCIe 5.0, que teoricamente, iria levar as velocidades de transferência de dados, para uns incríveis 14 14GB/s.

Mas, essa velocidade iria trazer algumas coisas menos boas, como a necessidade de refrigeração ativa, quando, nos últimos anos, estivemos habituados a SSDs NVMe M.2 do tamanho de uma simples pastilha elástica. Pois bem, quer ver o exemplo daquilo que vai ser um SSD super rápido no futuro? Olhe bem para aquilo que a Gigabyte levou para a CES 2023.

Gigabyte tem um SSD que parece uma placa gráfica

Portanto, a Gigabyte aproveitou a CES 2023 para mostrar o seu novo SSD topo de gama M.2 NVMe, na forma do AORUS Gen5 10000, que apesar de ser baseado no mesmo exato formato M.2-2280 que tão bem conhecemos, vem com um dissipador de caor tão grande, que mais parece uma placa gráfica.

Dito isto, este SSD vai chegar ao mercado em versões de 1TB, 2TB e 4TB, com velocidades de leitura à volta dos 12GB/s, e velocidades de escrita à volta dos 10GB/s. Curiosamente, valores ainda longe daquilo que deverá ser o limite máximo do padrão! Mas que já ficam bastante acima daquilo que o PCIe 4.0 é capaz de oferecer.

Ou seja, ainda há espaço para soluções ainda mais estapafúrdias, quando começarmos a tocar nos 14GB/s. Isto sem esquecer a eventual chegada do processamento embebido no SSD, que deverá ser o futuro do armazenamento, nos próximos anos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Tem espaço na sua caixa para isto? Como é que vamos arranjar espaço para SSDs super rápidos em portáteis, num futuro próximo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também