A Gigabyte é uma das gigantes no mundo da produção de componentes e periféricos de qualidade para PC. No entanto, numa ampla gama de produtos como esta, por vezes, há sempre uma ou outra maçã podre.
Aparentemente é exatamente isto que está acontecer com algumas das fontes de alimentação da marca, nomeadamente os modelos GP-P850GM e GP-P750GM.
Entretanto, a Gigabyte já veio a público explicar o que aconteceu, garantindo que a qualidade dos seus produtos está sempre em primeiro lugar.
Gigabyte tem fontes de alimentação a rebentar no mercado.
Portanto, a Gigabyte disse o seguinte:
“Nos PCs Desktop, existem algumas ocasiões onde o pico de consumo (watts) pode ultrapassar o máximo da fonte. Para estas situações, as Gigabyte GP-P850GM e GP-P750GM incluem a proteção de segurança “Over Power Protection (OPP)”. O OPP tem como grande missão desligar o componente, quando esta situação se verifica. No caso destes modelos, o OPP está definido entre 120~150%, ou seja, 1020W~1300W para a fonte GP-P850GM, e 900~1125W para a fonte GP-P750GM.”
No entanto, em recentes testes de ‘loading’, foi descoberto que ambas as fontes não conseguem lidar com este tipo de carga por largos períodos de tempo. Com a Gigabyte a afirmar que este tipo de teste pode não só diminuir significativamente o tempo de vida do componente, como até poderá danificá-lo sem qualquer retorno.
Ainda assim, apesar desta afirmação, a marca anunciou agora que vai baixar o OPP de ambos os modelos para 110%~120%. Além disto, vai também trocar todos os modelos ‘antigos’ pelos modelos revistos.
Curiosamente, no meu uso pessoal, apenas tive uma fonte a falhar num computador… Era da Gigabyte.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!