Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

GIFs de selfies são a novidade a caminho do Google Messages

Em dezembro de 2023, a Google lançou o Pixel Feature Drop de dezembro, que introduziu uma série de novas funções para smartphones Pixel. São elas, por exemplo, o Video Boost para o Pixel 8 Pro e o Night Sight Timelapse para outros dispositivos Pixel. Parece, no entanto, que o Google pode ter deixado de fora uma nova função não anunciada que permitiria aos utilizadores criar GIFs de selfies do Google Messages.

GIFs de selfies são a novidade a caminho do Google Messages

De acordo com AssembleDebug no TheSpAndroid, uma versão recente do Google Mensagens esconde esta função de Selfies em formato GIF. Depois de se ativar a flag, a função pode ser acionada pressionando longamente o ícone de anexo da câmera localizado próximo ao campo de texto.

Quando a funcionalidade é activada, surge uma nova interface de utilizador com uma moldura circular da câmara. Neste momento, terá a opção de utilizar as câmaras frontal ou traseira para gravar um vídeo de quatro segundos que pode ser enviado como um GIF para o destinatário. Também parece haver um botão Reiniciar para o caso de fazer asneira e querer tentar novamente.

Nas imagens acima, é possível ver a funcionalidade em ação. Repare que a interface do utilizador parece estar um pouco fora do enquadramento. O AssembleDebug diz que se trata de um bug causado pelo uso de uma ROM personalizada.

Entretanto há outra novidade

O RCS já existe há mais de uma década, tendo sido adotado pela GSMA em 2008. No entanto, demorou muito tempo até que o novo padrão de mensagens se generalizasse, com as Mensagens da Google a desempenhar um papel importante. Inicialmente, havia muitas excepções, com o RCS a funcionar apenas em algumas operadoras e em alguns países. Esses problemas resolveram-se rapidamente. No entanto, ainda faltava uma coisa: o suporte contínuo para alternar entre diferentes cartões SIM. A Google adicionou agora a funcionalidade e já está a funcionar para alguns utilizadores. Assim o RCS nas Mensagens do Google já suporta dual-sim!

RCS nas mensagens do Google já suporta Dual-sim!

Como foi revelado pelo especialista @AssembleDebug no X (antigo Twitter) e no seu canal Telegram, surgiram novas strings na última versão beta do Google Mensagens. As strings sugerem que a Google está a trabalhar no suporte para dual SIM ao usar RCS, com um simples botão que permite escolher qual o SIM para enviar mensagens em tempo real. Isto é semelhante à forma como já funciona com o SMS.

Usando as instruções fornecidas pelo AssembleDebug, outra pessoa foi capaz de ativar esta função para mensagens RCS na aplicação. As capturas de ecrã mostram que, abaixo do botão normal para ativar o RCS, agora é possível ativar ou desativar qualquer um dos dois cartões SIM que tiver nos seus smartphones. Numa conversa RCS, existem também botões e marcadores que permitem distinguir entre os dois cartões SIM.

No canto inferior direito da caixa de conversação, existe um botão que permite ver qual o cartão SIM utilizado para enviar a mensagem em questão. Presumimos que tocar neste botão permite mudar rapidamente de cartão. As próprias mensagens chegam com uma pequena etiqueta com o nome do operador, com duas cores diferentes que facilitam a sua distinção. Embora a conversação com qualquer um dos cartões SIM esteja integrada numa única conversação para o remetente, não é claro se vai acontecer o mesmo para os destinatários. Provavelmente, depende da forma como guardaram o número de telefone do seu contacto.

No passado, a RCS não funcionava em muitos telemóveis dual SIM, mesmo que tivessem apenas um SIM. Entretanto no decorrer de 2018 e 2019, o Google ativou lentamente o RCS em telefones com suporte a dual SIM. No entanto, mesmo com o RCS utilizável, não era fácil alternar entre os cartões SIM nessa altura.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também