Getac S510 – Um portátil que se cai… Parte o chão!

Os portáteis robustos sempre tiveram um público muito específico: trabalhadores de campo, técnicos, pessoal militar e quem precisa de uma máquina que aguente (muita) pancada.

Porém, o seu foco nunca foi a performance. Foi apenas e só a durabilidade.

Dito tudo isto, o Getac S510 quer ir um passo além, trazendo não só potência e resistência, mas também um toque de inteligência artificial para a curiosa mistura. E não, não estamos a falar de um chatbot a mandar bitaites como tem vindo a ser comum em vários produtos. Estamos a falar de um processador Intel Core Ultra que traz aceleração dedicada para tarefas baseadas em IA.

Este portátil não deixa de ser um tijolo gigante e pesado (2.31kg). Mas agora é um tijolo gigante inteligente!

Getac S510 – Potência debaixo do capô

getac s510 – um portátil que se cai... parte o chão!

Não vou estar aqui com grandes rodeios, porque o Getac S510 é uma máquina que continua pensada para um público muito específico. Não é, nem tem de ser, uma máquina pensada para as massas.

Porém, desta vez, equipa os novos Intel Core Ultra, mais especificamente um Core Ultra 7. Em teoria, isto dá-lhe um boost sério em tarefas de machine learning. Além disso, e certamente mais interessante, é o facto de a Getac ter metido uma GeForce GTX 1650 opcional. Sim, é um chip gráfico com 5 anos, mas continua a dar jeito para tarefas que usem CUDA, ou na loucura, para jogar alguns jogos pouco exigentes.

Em benchmarks como o 3DMark Time Spy, faz mais de 3000 pontos, o que o coloca ao nível muito diferente do que tem sido habitual em portáteis deste tipo.

Até porque, no desempenho geral, o S510 mete a concorrência no bolso. Em Geekbench 6, faz mais de 8.000 pontos em multicore. No Cinebench R23 fica pelos 6500 pontos.

Ecrã à séria, mas não para designers

getac s510 – um portátil que se cai... parte o chão!

Aqui a Getac ganha uma vantagem enorme sobre a concorrência: o S510 tem um ecrã de 15,6 polegadas, enquanto o normal continua a ser uma aposta nas 14”. A resolução é a clássica 1920×1080, mas a cobertura de cores é fraca (apenas 55% do sRGB). Mas, isso interessa? Não estou a ver nenhum designer a usar uma máquinas destas.

Por outro lado, em brilho é um monstro. Com 1.093 nits, este ecrã dá para ser usado sob luz solar direta sem problemas. Junta-se um acabamento mate, e tens uma experiência visual confortável em qualquer condição. Muito bom neste aspeto.

Aguenta pancada à séria!

O Getac S510 é resistente, mas não aguenta tudo. O IP53 significa que aguenta chuva e pó, mas não penses em levá-lo para uma aventura no deserto ou para uma piscina.

É uma máquina muito interessante para ambientes rigorosos, mas não para os mais exigentes. Entretanto, a construção é bem reforçada, com portas protegidas por tampas grossas e um chassis com amortecimento. Mas a melhor parte? Bateria dupla hot-swappable. Cada unidade tem 75Wh, e em testes o portátil durou 15 horas em uso normal e quase 20 horas em reprodução de vídeo.

  • Dimensões: 375 x 277 x 39mm
  • Peso: 2,31 kg

Conectividade e funcionalidades extra

A nível de portas e conectividade, não há queixas:

  • Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3
  • Câmara Full HD com tampa de privacidade
  • Teclas programáveis via G-Manager
  • Ecrã ajustável para uso com luvas ou em chuva

getac s510 – um portátil que se cai... parte o chão!

O teclado é funcional, mas nota-se que foi feito mais para durabilidade do que para conforto. O touchpad é grande, e até tem botões físicos, obviamente perfeitos para quem trabalha de luvas.

getac s510 – um portátil que se cai... parte o chão!

Vale a pena?

Se não precisas da GTX 1650, a Getac vende versões mais baratas, o que é obviamente um pontno positivo.

Dito tudo isto, seporventura queres um portátil à prova de trambolhões, com boa autonomia e desempenho acima da média, este Getac S510 é uma excelente escolha! Isto desde que saibas para o que vais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...