A versão 22H2 do Windows 11, a primeira grande atualização deste ano, vai chegar dentro de algumas semanas. Dito isto os utilizadores que se inscreveram no Programa Insider do Windows já estão a receber um cheirinho das novas funcionalidades. Assim temos a barra de tarefas atualizada, menus de contexto mais rápidos e um novo Gestor de Tarefas que inclui uma grande funcionalidade!
Novo gestor de tarefas tem uma grande funcionalidade!
De facto, uma das mudanças notáveis na versão 22H2 do Windows 11 é o novo Gestor de Tarefas. Logo à partida temos uma revolução no design e muito mais. Como pode ver nas imagens abaixo, parece agora mais moderno e utiliza um novo layout com todas as opções principais na coluna do lado esquerdo, semelhante às Definições.
Entretanto as tarefas mais comuns foram transferidas para uma barra no topo. Entretanto no Windows 11 Build 22588, a Microsoft está a testar uma nova funcionalidade que permite gerar relatórios de falhas através do gestor de tarefas. Para quem não sabe, o ficheiro é gerado automaticamente quando o Windows não pode funcionar corretamente devido aos famosos erros de ecrã azul.
O ficheiro dump produzido a partir deste evento regista na prática tudo o que se passou e levou a este desfecho.
Assim a partir da próxima versão já temos essa opção disponível como mostra a imagem partilhada pelo site Windows Latest.
Esta funcionalidade é particularmente útil, pois permite resolver facilmente vários problemas.
Entretanto o Gestor de Tarefas adotou também o Fluent Design da Microsoft. Tudo para haver mais consistência com o resto do sistema operativo. De facto, está mais moderno e mais semelhante às definições.
Graças às alterações, o Gestor de Tarefas é agora muito mais amigável, o que não é uma grande surpresa.
Destaca-se também a introdução do “Modo de Eficiência” que permite limitar os recursos do sistema (CPU) para programas ou processos específicos. Esta funcionalidade é particularmente útil para a eficiência da bateria, uma vez que pode limitar manualmente o uso do CPU.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!