O gestor de passwords da Google é uma ótima ferramenta para gerir as nossas palavras-passe. Encripta e armazena as informações de login e permite ter tudo sincronizado entre os vários dispositivos. Assim não ficamos à porta de nenhum site ou serviço sem sabermos o que devemos fazer. Para além disso é fácil de configurar e sinceramente é uma app a que todos devíamos recorrer. Claro que quem não quiser utilizar este gestor tem acesso a outros como o 1Password. Ainda assim devemos sempre recorrer a uma destas aplicações.
Adicionar um atalho para o Gestor de Passwords Google
Às vezes pode ser trabalhoso acedermos à página do gestor de passwords da Google apenas para retirarmos uma determinada palavra-passe. Isto porque ainda são necessários alguns passos e pode dar trabalho. No entanto se criarmos um atalho a nossa vida vai ficar muito facilitada. Entretanto não se preocupe porque não é uma coisa muito complicada.
Em primeiro lugar temos de aceder às definições. Aí temos de carregar em Privacidade.
Depois na nova janela clique onde diz preenchimento automático Google.
Aí e na nova janela carregue onde diz Palavras-passe.
Agora na janela do gestor de palavras passe carregamos na roda dentada no canto
Agora é só carregarmos onde diz Adicione um atalho ao ecrã principal.
Na nova janela é só carregarmos em Adicionar.
E pronto o gestor de palavras-passe já vai aparecer no nosso ecrã e será tudo muito mais simples.
Verificar as palavas-passe guardadas
Entretanto há outra coisa que temos de fazer com o gestor de passwords da Google. Falo da necessidade de verificarmos as passwords guardadas. Neste momento ficamos a saber se alguma está em risco ou tem de ser alterada.
Assim na janela onde carregámos anteriormente na roda dentada apenas temos de escolher a opção Verificação de palavas-passe.
No meu caso, por exemplo, não tenho nenhuma palavra-passe comprometida mas tenho de alterar duas, visto que as reutilizei.
Se estiver no computador também pode aceder ao gestor de passwords atavés desta ligação.