Gestor de palavras-passe do Chrome mudou! Já viu?

A Google quer mesmo que as pessoas utilizem o gestor de palavras-passe do Chrome e foi exatamente por esse motivo que resolveu lançar uma atualização que chega à versão para computador.

Gestor de palavras-passe do Chrome mudou! Já viu?

Logo à partida o Gestor de Palavras-passe aparece agora no menu de três pontos do Chrome e pode também criar um atalho para o ambiente de trabalho no Mac e no Windows. Nessa altura vamos para o endereço chrome://password-manager/passwords. Na prática uma nova interface de ecrã inteiro dedicada com um logótipo de quatro cores e uma barra de pesquisa no topo.

O primeiro separador é “Palavras-passe”, que apresenta uma lista simples com um atalho “Adicionar” no canto superior direito. De facto, no separador “Definições”, pode agora importar palavras-passe – através de um ficheiro .csv – de outros gestores de credenciais para que apareçam no Google Password Manager e sejam sincronizadas entre os seus dispositivos Android e Chrome com sessão iniciada.

Gestor de palavras-passe do Chrome

Entretanto, a Google permite-lhe agora adicionar notas às credenciais guardadas. Pode visualizá-las rapidamente durante a navegação, tocando no ícone de chave na barra de endereço.

Por último, a Google afirma que “a autenticação biométrica está a chegar em breve ao ambiente de trabalho”, permitindo-lhe exigir uma verificação adicional antes de o Chrome preencher automaticamente uma palavra-passe. Tal como no telemóvel, isto funcionará com reconhecimento facial e de impressões digitais, bem como “outros métodos suportados pelo sistema operativo do seu computador”.

Entretanto, a verificação de palavras-passe no Chrome para iOS irá em breve avisá-lo sobre palavras-passe fracas e reutilizadas, para além de palavras-passe comprometidas ou divulgadas. Além disso, a Google ajustou a interface de início de sessão com uma caixa de diálogo de preenchimento automático.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também