Há muitas coisas que estão carregadas de vírus como os smartphones, teclados de computador, carrinhos de compras e até as máquinas de café. No entanto, fora de casa, há uma parte do seu carro que tem igualmente tantos germes ou na realidade ainda mais.
Assustador: esta é a parte com mais germes dentro do seu carro!
Os condutores passam muitos minutos ao volante todos os anos. No entanto não passam tempo suficiente a limpar o interior do carro. Claro que se vêem carros nas estações de lavagem, sobretudo a serem tratados por fora. Isso é ótimo para a saúde do veículo, mas não tem um benefício direto para a saúde do condutor.
Um inquérito realizado pela CarRentals.com revelou que 32% dos proprietários de automóveis limpam o interior do veículo apenas uma vez por ano e 12% nunca limpam o interior do veículo. Nunca é algo impressionante. Especialmente se considerarmos que muitos condutores (cerca de 20%) também comem e bebem enquanto estão na estrada.
Então, o que é que se reproduz no habitáculo do seu automóvel? Oh, cerca de 700 estirpes diferentes de bactérias. E o hábito de comer e beber e depois tocar nas superfícies interiores do seu automóvel torna as coisas ainda piores. Considere que qualquer alimento ou líquido que deixe cair ou derrame cria o ambiente perfeito – escuro, confinado e exposto a muitas mudanças de temperatura – para a reprodução de mais bactérias.
E o pior local de todos, de acordo com o inquérito, é mesmo o volante do seu carro. É seis vezes mais sujo do que o ecrã do seu smartphone. Quatro vezes pior do que o assento de uma casa de banho pública e duas vezes mais sujo do que os botões de um elevador.
Cuidado a abastecer!
Além disso, segundo o estudo da CarRentals, quando se abastece de combustível, o manípulo da bomba é provavelmente 11.835 vezes mais sujo do que o assento de uma sanita pública! Mesmo os proprietários de automóveis mais exigentes, aqueles que limpam os seus interiores com mais frequência do que a média, provavelmente não desinfectam as mãos sempre que param para abastecer. Esses germes são imediatamente transferidos para os puxadores das portas, para a alavanca de velocidades e para o volante.
Então, o que é que um condutor pode fazer para manter o seu carro livre de germes? Limpe superfícies como o volante, a alavanca de velocidades, os puxadores das portas e os comandos áudio – e não se esqueça das chaves – com toalhetes desinfectantes. Pode também pulverizar um desinfetante como o Lysol no respiradouro do seu filtro de ar da próxima vez que o mudar, para evitar que os germes se acumulem e se reciclem no seu automóvel sempre que ligar o aquecimento ou o ar condicionado. Aspire regularmente os tapetes e os bancos e mande lavá-los profissionalmente com champô algumas vezes por ano. E já agora, limpe os tapetes do chão – ou melhor ainda, compre uns novos se estiverem muito gastos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!