O investidor multi-milionário e filantropo George Soros lançou um ataque ao Facebook e à Google, argumentando que a dimensão destes dois gigantes tecnológicos e o comportamento “monopolista” transformaram-nos numa “ameaça” para a sociedade.
No seu discurso que teve lugar ontem no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, o empresário húngaro afirmou que “estas empresas influenciam a forma como as pessoas pensam e se comportam sem que elas estejam conscientes disso”. Em paralelo, acrescentou que isto tem “consequências adversas de grande alcance para a funcionamento da democracia, particularmente ao nível da integridade das eleições “.
A dimensão do Facebook e da Google, são segundo ele “obstáculos à inovação”. Foi por esse motivo que George Soros pediu uma supervisão maior a estas entidades.
Este investidor também criticou os efeitos das duas empresas nas mentes das pessoas, acusando-as de enganar os utilizadores “manipulando a sua atenção e dirigindo-a para os seus próprios fins comerciais”.
Ainda segundo George Soros, “estas empresas estão a levar as pessoas a desistirem da sua autonomia”.
Está de acordo com estas afirmações?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!