Gen-E: O Ford Puma 100% elétrico já é realidade!

Num esforço para conseguir correr atrás das rivais, agora é a vez da Ford apresentar a sua nova oferta elétrica para o mundo automóvel. Portanto, com novas fotografias a confirmar esta realidade, esta enorme fabricante automóvel quer trazer uma nova variante do seu modelo Puma.

Denominado de Ford Gen-E, esta é a variante do Puma com motorização 100% elétrica!

Assim sendo, a nova versão elétrica do Puma “Gen-E” está previsto entrar em produção já no início deste ano, 2024. Sendo exatamente por isso que uma versão de testes já foi capturada pelas câmeras na Europa, a utilizar imensa camuflagem e chapas de matrícula do Reino Unido.

Ford Puma Gen-E é capaz de rivalizar o Peugeot e-2008 e o Mini Aceman?

Pois bem, num carro elétrico, os fatores mais importantes são o preço e a autonomia. Dois campos que se forem bem conjugados, podem levar os condutores à loucura. Mas isto não é nada fácil.

Até porque com a Tesla fazer das suas quanto ao valor dos carros no mercado. A verdade é que inúmeras fabricantes estão quase “que à rasca” para fazer o mesmo.

Características do Puma 100% elétrico

Algumas das novidades já estão reveladas, o modelo vai ser produzido em conjunto com o Puma com motor a combustão em Craiova, Roménia. No entanto, vai partilhar a mesma plataforma e motorização elétrica da nova carrinha Ford E-Transit Courier.

Assim, podemos deduzir que ao utilizar a mesma plataforma, o Puma deve chegar com um pack de baterias mais pequeno, ou no máximo o mesmo pacote de 55kWh da carrinha E-Transit base.

Posto isto, se o Puma receber o pack menor de 55 kWh, isto é, o suficiente, em papel, para uma autonomia teórica a rondar os 370km por carregamento. Um número que, em comparação, supera o atual Peugeot e-2008.

Entretanto, relativamente à potência, o Ford Puma EV tem três motores ao seu dispor, um de 134 cv que deverá igualar na aceleração 0-100km/h em 9 segundos como seu rival, o e-2008. No entanto, também existem dois opções mais potentes ao dispor, com 181 e 265 cv respetivamente.

Em suma, sendo basicamente um substituto ao Ford Fiesta, o Puma vai continuar a ser um utilitário com o foco em permanecer no mercado e evoluir conforme o necessário. Portanto, com um preço e autonomia capaz de rivalizar as atuais ofertas no mercado, o novo elétrico da Ford pode mesmo vir a ser um grande sucesso.

Ademais, o que pensa sobre um Ford Puma 100% elétrico? Partilhe connosco a sua opinião sobre este modelo nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também