Durante o MWC 2025, a Google apresentou ao público as novas capacidades do Gemini Live, incluindo vídeo em direto e partilha de ecrã. Tal como prometido, alguns utilizadores começaram a receber estas funcionalidades no final do mês passado. Agora a empresa confirmou oficialmente o início da disponibilização para subscritores do Gemini Advanced e para quem tem certos modelos Android topo de gama.
Nova arma Google? Gemini Live vê e responde ao que lhe mostrar!
A partir de agora estas novas funções do Gemini Live estarão disponíveis para todos os subscritores do plano avançado em equipamentos Android compatíveis, bem como para utilizadores da gama Pixel 9 (incluindo o 9a) e dos Samsung Galaxy S25.
Estas novidades permitem ao Gemini Live manter conversas naturais em mais de 45 idiomas. Isto com a vantagem adicional de poder partilhar o que está a ver no ecrã ou através da câmara. Entretanto um novo botão “partilhar ecrã com o Live” será visível na interface do assistente Gemini. Assim ao tocar nele, a app da Google pedirá autorização para gravar o ecrã e partilhá-lo com o Gemini, permitindo-te colocar questões sobre o que está a visualizar. De forma semelhante, poderá ativar o modo de câmara ao clicar no ícone de câmara de filmar no canto inferior esquerdo — abrindo caminho para interações via vídeo em direto.
Entretanto a Google já sugeriu algumas formas práticas de tirar partido destas funcionalidades, como por exemplo:
- Receber dicas para organizar um armário caótico apenas apontando a câmara;
- Obter ajuda na resolução de problemas com aparelhos em casa;
- Procurar sugestões de compras personalizadas;
- Ou até mesmo encontrar inspiração para projetos criativos.
Pena não estar disponível para todos…
Infelizmente, esta funcionalidade continua reservada a quem subscreve o serviço ou tem um dispositivo específico. Embora seja compreensível, tendo em conta os custos associados ao desenvolvimento e operação de inteligência artificial avançada, trata-se daquelas funcionalidades que todos deviam experimentar. De facto, pode mesmo mudar a perceção de muitos em relação ao potencial da IA.