O Wear OS 4 chegou a vários smartwatches Android há alguns meses. Veio com muitas novidades. Foram elas uma melhor otimização da bateria e aplicações nativas para o Gmail e Calendário da Google. No entanto nem tudo está a correr bem. Assim as falhas aparecem quando menos se espera. Exemplo disso é o novo problema que está a ser relatado um pouco por toda a Internet. O Gboard está a falhar em algumas apps no Wear OS conforme relata o site AndroidPolice.
Atenção! O Gboard está a falhar em algumas apps no Wear OS
Um grupo de utilizadores recorreu ao Reddit e ao centro de ajuda da comunidade da Google para relatar que os seus smartwatches Android estavam a funcionar mal quando utilizavam o Gboard na última versão do Wear OS. Nos relógios Samsung, se mudar o teclado predefinido no seu smartwatch da opção própria da Samsung para o Gboard, ele vai deixar de aparecer quando utiliza uma série de aplicações, incluindo uma da Google.
Em aplicações como o Google Keep, quando se abre uma nova nota (ou em qualquer outro lugar onde o teclado qwerty seja necessário na aplicação), o ecrã fica instantaneamente em branco. Assim deixa os utilizadores sem qualquer forma de introduzir o texto. Só para esclarecer, nem a aplicação nem o relógio congelam neste momento. É apenas o teclado que não aparece no ecrã. Até os botões e os gestos tácteis continuam a funcionar normalmente, permitindo voltar ao ecrã anterior ou saltar para o mostrador do relógio.
Este problema surgiu pela primeira vez no Galaxy Watch 6. Lembro que veio pré-carregado com o Wear OS 4 baseado no One UI 5 há cerca de dois meses. Assim as versões subsequentes do Wear OS para relógios Galaxy mais antigos também trouxeram o mesmo bug para o Galaxy Watch 4 e 5. Isto de acordo com vários utilizadores que o relataram em fóruns online. Também podemos corroborar este facto, uma vez que o nosso Galaxy Watch 4 Classic também foi afetado pelo mesmo problema.
Um utilizador do Reddit já partilhou uma lista das apps afetadas
Entretanto as apps afectadas são: Bring, Google Keep, Samsung Alarm, Samsung Reminder, TickTick, Todoist e Weargram. Tendo em conta que a maioria das outras aplicações não foram afectadas, há uma boa hipótese de que a culpa seja destas aplicações e não do sistema operativo ou mesmo da aplicação Gboard para o Wear OS.