Faça isto para compensar o que vai gastar de luz no Natal!

O Natal pode ser uma época do ano cara, mas há aparelhos domésticos que podem estar a aumentar o seu consumo de energia sem o seu conhecimento. Para não ter surpresas há algumas coisas que pode fazer para compensar o que vai gastar de luz no Natal!

Como compensar o que vai gastar de luz no Natal

De facto há algumas coisas que pode fazer para manter o consumo de energia e as suas contas sob controlo nesta época festiva.

O Natal é muitas vezes sinónimo de mais tempo em casa com a família, a ver filmes, a jogar jogos ou a aproveitar as novidades que recebemos como prenda. Se juntarmos isto a muitos aparelhos que consomem energia mesmo em modo de espera, o resultado final pode ser desastroso. Pelo menos para a sua conta de luz.

Três dos principais culpados são os televisores, consolas de jogos e carregadores de telemóveis que continuam a consumir energia quando não estão a ser utilizados.

problemas mais comuns numa Smart TV, faça isto se o comando da sua tv samsung não funciona!

Desligando-os simplesmente na tomada, pode ajudar a poupar uma quantia considerável durante as férias.

Mas também há outras formas de reduzir as suas contas de energia, incluindo a forma de cozinhar o seu jantar de Natal.

De facto, a cozinha é um dos maiores focos de consumo de energia durante a época festiva. Os fornos, em particular, são dispendiosos e a ceia de Natal requer muitas vezes várias horas de cozedura. Considere a possibilidade de utilizar uma fritadeira de ar comprimido para pequenas porções ou acompanhamentos. É mais rápida e consome menos energia do que um forno.

Entretanto se estiver a usar o fogão, use sempre tachos e panelas com tampas do tamanho certo. Isto para reter o calor e poupar até 10% de energia.

Mas se tiver mesmo de utilizar o forno, o calor que sai dele é também uma boa forma de poupar algum dinheiro nas suas contas de aquecimento.

Outras formas de poupar ao longo do ano

Máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça e máquinas de secar roupa

Estes electrodomésticos são responsáveis por 14% das contas de energia, devido à quantidade considerável de água e ar que é necessário aquecer para que funcionem eficazmente.

calças de gangaPara “poupar dinheiro”, opte por uma lavagem a frio ou a utilizarem a regulação ecológica. Recomenda-se também que seque a sua roupa no exterior ou no interior, se possível, em vez de utilizar a máquina de secar roupa.

Para além disso certifique-se de que só utiliza estes aparelhos quando estão cheios, pois assim poupa dinheiro nas suas contas, uma vez que terá de os utilizar com menos frequência.

Frigoríficos e congeladores

Representando aproximadamente a mesma percentagem da fatura energética que as máquinas de lavar roupa, a máquina de lavar louça e a máquina de secar roupa, estes aparelhos custam muito porque têm de estar sempre ligados.

Certifique-se que os seus aparelhos estão regulados para a temperatura correta, para que não estejam demasiado frios nem demasiado quentes, o que pode estar a consumir energia em excesso. Também se recomenda que invista em frigoríficos e congeladores de boa qualidade e com uma classificação de eficiência energética elevada.

Luzes

Este problema é menor no verão, devido ao facto de as horas de luz do dia serem mais longas. Para poupar dinheiro em custos de iluminação, mude para lâmpadas LED.

Ao fazer isto, pode poupar cerca de 70 a 75 Euros por ano em contas de energia. Da mesma forma, pode poupar cerca de 25 a 30 Euros por ano apenas se se certificar de que desliga todas as luzes quando não está na divisão ou quando não precisam de estar ligadas.

As luzes são uma daquelas coisas que parecem pequenas a curto prazo. Mas a longo prazo aumentam muito as suas contas de energia (cerca de cinco por cento das suas contas de energia serão o preço da iluminação).

Fornos, jarros de água, micro-ondas e fritadeiras

Sabe-se que os aparelhos de cozinha são responsáveis por cerca de cinco por cento das facturas de energia. No entanto, este valor pode aumentar consoante a eficiência do aparelho, a quantidade de alimentos que cozinha e o número de aparelhos que possui.

As fritadeiras e outros aparelhos de cozinha modernos são os que consomem menos energia. Para poupar dinheiro utilizando estes aparelhos, recomenda-se que se certifique de que estão todos corretamente posicionados na sua cozinha.

paga de luz

Sugere-se também que opte por aparelhos energeticamente eficientes desde o início. Quando se trata de utilizar jarros elétricos é crucial que ferva apenas a quantidade de água que vai utilizar. Da mesma forma, deve utilizar apenas as placas de fogão adequadas à panela específica com que está a ferver/cozinhar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também