Depois do Gasóleo e Gasolina agora é a vez do gás aumentar!

Era uma questão de tempo até esta notícia chegar e sem dúvida que é daquelas coisas que ninguém quer ouvir. Já vamos ter os combustíveis para o nosso automóvel a chegarem aos três euros por litro lá para o final do ano e agora é a vez do gás que temos em nossa casa aumentar também. E os aumentos em alguns casos não são assim tão meigos quanto isso. O que em alguns casos se pode traduzir em apenas cêntimos noutros pode representar vários Euros. É caso para dizer que vamos atravessar todos um período muito complicado.

Depois do Gasóleo e Gasolina agora é a vez do gás aumentar!

Começando pelo caso da Galp, esta empresa enviou hoje um email aos clientes a informar que os preços a partir do próximo dia 15 de Abril serão atualizados. Tanto ao nível do gás natural como da eletricidade.

Segundo a empresa os novos preços refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do mercado internacional.

Mas em quanto se vão traduzir os aumentos?

Varia. No Gás Natural os clientes Galp poderão acabar por pagar mais 3 ou 4 Euros. É dinheiro. Mas no campo da electricidade também há más notícias. Isto por devemos pagar mais 2,5 Euros pela luz. Ou seja, como se já não bastasse o que se está a passar com os combustíveis, temos também aumentos significativos na luz e no gás.

botijas de gás

Mas a ERSE, a Entidade Reguladora de Serviços de Energia, também se pronunciou hoje sobre isto. Dito isto, em comunicado afirmou que a partir de 1 de Abril teremos novas tarifas de energia que abrangem os consumidores no mercado regulado.

Na prática podem representar um aumento a rondar os 3% na fatura média mensal de gás natural.

As únicas coisas que ficam mais baratas com um novo apoio do Estado é quem utiliza botijas de gás, mas infelizmente não é para todos.

Embora não seja para todos, vai dar uma grande ajuda a todos os beneficiários da tarifa social de eletricidade. Quem estiver nestas condições então tem direito a um subsídio de 10 Euros por garrafa. Quando o orçamento mensal é curto isto é sem dúvida uma boa notícia! Entretanto lembro que o subsídio é por garrafa! Ou seja, não são dez Euros para o período de um mês.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também