Gás Natural: já pode mudar online mas só nestas ligações

É verdade que algumas pessoas ainda não se aperceberam do que lhes vai custar não mudarem para o mercado regulado. No entanto, a maioria sim. Aliás é por haver tanta procura que os esquemas para tentarem roubar e enganar as pessoas não param de aumentar. Dito isto, é verdade que a partir deste momento já se pode passar para o mercado regulado de gás online mas não é através do email que anda a circular por aí. De facto, é só através das ligações que disponibilizamos neste artigo.

Gás Natural: já pode mudar online mas só nestas ligações

A primeira coisa que tem de saber é: se receber um e-mail com uma ligação para um formulário em que lhe pedem dados de pagamento não preencha nada. Na prática é um e-mail que parece proveniente de algumas empresas bem conceituadas e que até chega com um link que nos permite facilmente mudar para o mercado regulado. A questão é que se trata de uma mensagem falsa.

As verdadeiras ligações para mudar

Se quer mesmo mudar para o mercado de gás regulado online só há duas ligações que pode utilizar. Uma diz respeito à mudança para a EDP e a outra para a GALP CUR.

Se pretender mudar para a EDP pode seguir esta ligação.

Se por outro lado o o que procura é mudar para a GALP pode fazê-lo aqui.

Qualquer outra ligação que não é esta é falsa!

Entretanto nenhuma dessas páginas lhe vai pedir os seus dados de cartão de crédito

Não confie no e-mail que anda a circular

A melhor forma de se enganar alguém, sobretudo na Internet, é fazer as coisas da melhor forma possível. É que quando mais credível for um e-mail ou página, mais facilmente as pessoas vão cair nele. É por esse motivo que já não é suficiente estarmos apenas atentos. Temos de estar super atentos!

A página abaixo mostra o local para onde vamos quando carregamos no link que chega no e-mail. Escusado será dizer que foram buscar uma página da Galp, eventualmente a dos contatos, alojaram noutro servidor qualquer a alteraram os campos. Aliás, nunca numa página principal a Galp ou outro fabricante qualquer iria pedir dados de um cartão de crédito.

gás online

Os criminosos estão a aproveitar-se da necessidade das pessoas fazerem esta alteração!

Talvez muitas pessoas não se tenham apercebido disto mas está a haver uma verdadeira correria para se mudar para o mercado regulado e claro que surge logo um grande aproveitamento.

A vontade é tanta que eventualmente não vamos ter tanto cuidado a olhar para as ligações. Assim o processo de nos conseguirem enganar será muito mais simples.

Se receberem alguma mensagem que fale da alteração para o mercado de gás regulado até pode ser verdadeira. No entanto, elas são sempre meramente informativas. Dito isto, se lhe pedirem dados pessoas e sobretudo métodos de pagamento feche logo. Ninguém lhe vai pedir isso.

Mas afinal o que é o mercado regulado?

É um mercado que ao contrário do que acontece no liberalizado quem presta o serviço de fornecimento de gás está totalmente sujeito às regras da ERSE. Ou seja, da Entidade Reguladora dos serviços energéticos. Isto faz com que os operadores só possam aplicar os preços que tenham sido aprovados por esta entidade.

Como posso verificar quem está a disponibilizar este serviço?

A ERSE disponibiliza uma página para isto. Assim saberá exatamente quem presta este serviço na sua zona. Está disponível aqui.

Entretanto a mudança de comercializador não obriga à realização de inspeção extraordinária à instalação de gás, desde que não haja interrupção do fornecimento por motivos técnicos, fugas de gás ou alteração dos componentes da instalação. A nova legislação também não exige a apresentação de declaração de inspeção válida para efeitos de mudança para o Comercializador de Último Recurso.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também