Numa altura em que se fala de tantas alternativas ao gasóleo e à gasolina eis que há mais um novo em cima da mesa chamado gás metano. Curiosamente obtém-se através de estrume de vaca. Algo muito mais amigo do ambiente. Mas será mesmo assim? Para já isto está a ser utilizado ao nível de produções agrícolas e o objetivo é tornar esta tecnologia muito mais universal.
Combustíveis: gás Metano pode substituir o gasóleo!
O primeiro exemplo disto é um trator que funciona com combustível capturado a partir de estrume. Dito isto consegue o mesmo desempenho das versões movidas a gasóleo. Entretanto funciona recolhendo subprodutos de resíduos de uma manada tão pequena como 100 vacas em unidades de armazenamento de biometano localizadas na exploração.
O gás é então tratado, comprimido e transformado em combustível de baixas emissões. Entretanto um tanque criogénico instalado no trator mantém o metano em forma líquida a -162 graus, dando ao veículo tanta potência quanto um diesel, mas com poupanças significativas de emissões.
Este é um sistema inovador já em funcionamento. Assim chegou pelas mãos da empresa cornish Bennamann, que tem vindo a pesquisar e desenvolver a produção de biometano há mais de uma década. Submeteu-se a um ensaio durante uma corrida de pilotos numa exploração agrícola na Cornualha, onde as emissões de dióxido de carbono passaram de 2.500 toneladas para 500 toneladas em apenas um ano.
“O biometano tem um enorme potencial. Se conseguirmos tornar a nossa indústria agrícola independente face ao aumento dos custos de produção e dos preços voláteis da energia, reduzindo ao mesmo tempo as emissões, então podemos proporcionar um enorme impulso económico para as comunidades rurais, uma maior segurança alimentar.”
O próximo passo é que tudo isto funcione a nível global e ultrapasse o campo da agricultura.
Resta agora esperar-se por uma aplicação mais universal.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!