Gás do riso pode ser a esperança para a depressão. Porquê?

Um estudo recente revelou que o gás do riso, pode ser uma nova esperança para pessoas com depressão resistente aos tratamentos tradicionais. Este gás, chamado cientificamente de óxido nitroso, parece atuar de forma rápida no cérebro, melhorando o humor e ativando zonas afetadas pelo stress. Entretanto os efeitos podem durar mesmo depois do gás sair do corpo.

Gás do riso pode ser a esperança para a depressão. Porquê?

Cerca de um terço das pessoas com depressão não responde aos medicamentos habituais. Nestes casos, chamados de depressão resistente ao tratamento (DRT), muitas vezes é preciso procurar alternativas. O problema é que os antidepressivos comuns podem demorar semanas a fazer efeito — um tempo difícil de suportar para quem está a sofrer.

Inspirada pelos bons resultados da cetamina, uma equipa de investigadores dos EUA decidiu testar o gás do riso. Já sabiam que ele podia ajudar, mas queriam perceber o que realmente acontece no cérebro. O estudo, publicado na revista Nature Communications, analisou como o gás afeta o cérebro de ratos expostos a stress, uma situação que imita a depressão humana.

cérebro guardar memórias, cérebro envelhecimento

Entretanto os cientistas descobriram que o gás ativa uma parte do cérebro ligada ao controlo das emoções. Especialmente um tipo de neurónios que, em situações de stress, costuma “desligar”. Com o gás hilariante, esses neurónios voltaram a funcionar normalmente, ajudando os ratos a mostrar sinais de bem-estar, como beber água açucarada (algo que evitam quando estão deprimidos).

O segredo parece estar em pequenos canais de potássio (chamados SK2), que o gás bloqueia. Isso impede que os neurónios fiquem “desligados” e ajuda a reativar o cérebro sem ser preciso criar novas ligações.

Embora sejam precisos mais estudos, esta descoberta abre caminho para novos tratamentos rápidos e eficazes. No futuro, poderá até ser possível criar comprimidos que façam o mesmo efeito do gás, sem precisar de o inalar numa clínica.

Para quem sofre de depressão há anos sem resultados, esta pode ser uma luz ao fundo do túnel — e uma nova forma de tratar o problema de forma mais rápida e eficaz.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...