Quando tem sede, pode dirigir-se a uma máquina de venda automática ou a um café e aí hidratar-se com facilidade. Uma vez que os refrigerantes com açúcar podem prejudicar a sua saúde e que as bebidas desportivas podem não ser indicadas para o seu caso, a opção normalmente mais escolhida é a água. Assim opta por comprar uma garrafa de água de plástico e eventualmente sem saber que pode ter um efeito inesperado na sua tensão arterial.
Mas afinal o que se passa com as garrafas de água?
A garrafa de água de plástico tem substâncias nocivas como os ftalatos e o bisfenol A (BPA) que podem infiltrar-se na sua água. Quando essas substâncias chegam ao seu sistema, podem afetar vários aspectos da sua saúde cardiovascular e metabólica. Um estudo publicado na revista Environmental Science and Pollution mediu os níveis de ftalatos nos organismos das pessoas e descobriu que a exposição moderada a certos ftalatos estava ligada ao aumento da pressão arterial e do colesterol. A concentração de BPA no seu sistema também está ligada à sua saúde cardiovascular, de acordo com um artigo publicado na revista Hypertension. Níveis mais elevados de BPA no seu organismo podem duplicar o risco de tensão arterial elevada.
Outra preocupação com o facto de beber em garrafas de água de plástico são os microplásticos. Os microplásticos não só aumentam o seu risco de tensão arterial elevada, como também aumentam o seu risco de doenças crónicas e inflamação.
Como os microplásticos na água engarrafada podem afetar a sua saúde
Se pensa que a água engarrafada é mais saudável do que a água da torneira, pense novamente.
Os microplásticos podem causar inflamação sistémica que conduz a doenças cardiovasculares, resistência à insulina e SII, entre outras. Para além disso podem ser irritantes para os tecidos, o que, com o tempo, pode levar a inflamações e doenças crónicas.
Estes plásticos também podem perturbar o seu sistema endócrino, que regula hormonas como a testosterona, o estrogénio e a tiroide. Se o seu sistema endócrino estiver desequilibrado, isso pode afetar a sua fertilidade ou saúde mental. Os microplásticos também podem enfraquecer o seu sistema imunitário, levando a mais constipações e outras infecções.
A ingestão de microplásticos também promove o stress oxidativo e a produção de radicais livres. O stress oxidativo elevado está associado ao desenvolvimento de cancro, doenças neurológicas e doenças cardiovasculares. Um artigo de 2024 no New England Journal of Medicine encontrou microplásticos nas placas das artérias em muitas pessoas com doença da artéria carótida. Estas partículas de plástico irregulares encontradas nas placas das artérias podem aumentar o seu risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!