Existem tantos mitos sobre pneus de automóveis que é fácil ficar baralhado e agora está na hora de olharmos para mais um. Talvez já tenha visto algumas fontes a sugerir que colocar uma garrafa de plástico no pneu do carro enquanto este está estacionado é uma boa ideia. Há quem diga que isto assusta ladrões e assaltantes, fazendo-os pensar que o carro está sob vigilância. Outros alegam que ajuda a conservar os pneus, evitando deformações ou até rebentamentos inesperados. E há ainda quem vá mais longe e afirme que a garrafa serve como regulador de temperatura, impedindo o pneu e o carro de aquecerem demasiado.
Colocar uma garrafa de plástico no penu do carro? Para quê?
Grande parte destas afirmações provém de fontes pouco credíveis. No entanto, há quem diga que ver uma garrafa junto ao pneu do carro deve ser motivo de preocupação.
Será mesmo sinal de perigo encontrar uma garrafa no pneu do carro?
Se lhe dá alguma tranquilidade colocar uma garrafa vazia sobre o pneu enquanto o carro está parado, ninguém o vai impedir. Em princípio, não causará danos diretos. O problema surge quando encontra uma garrafa junto ao pneu sem que a tenha colocado lá. Há quem associe este cenário a uma tentativa de roubo.
A teoria mais partilhada diz que um assaltante coloca discretamente uma garrafa vazia entre o pneu e o chassis do carro, geralmente do lado do passageiro. Quando liga o carro e começa a andar, o barulho estranho faz parar e o condutor tem de sair para ver o que se passa. É nesse momento que o criminoso aproveita com o carro destrancado, a chave na ignição e eventualmente os pertences lá dentro para saltar para dentro do veículo e fugir.
Embora pareça um plano engenhoso e até plausível, a verdade é que não há provas reais de que esta técnica seja usada com frequência. De facto, não existem registos oficiais de ocorrências nem dados de fontes fiáveis que validem esta preocupação. Com alguma precaução e seguindo os conselhos básicos de segurança automóvel, é pouco provável que passe por uma situação deste género.