Gaming: O Full HD voltou em força! Mas isto faz sentido!?

Os estúdios estão cada vez mais focados nas tecnologias de upscalling das duas grandes fabricantes de placas gráficas do planeta (AMD e NVIDIA), o que à primeira vista é obviamente uma boa notícia, porque permite a uma placa gráfica teoricamente mais fraca, oferecer um nível de jogabilidade um pouco superior ao que poderia ser considerado normal.

Mas, como a teoria quase nunca equivale à prática, estamos a chegar a um nível em que se está a dar demasiada importância aos algoritmos de upsacalling, deixando a performance pura e dura para trás. Aliás, as coisas estão a ficar tão estranhas, que placas gráficas ainda bastante recentes estão a cair no esquecimento. Tudo porque não têm suporte a este tipo de tecnologia.

Isto até poderia fazer sentido se o mundo das placas gráficas não tivesse passado por 3 anos de crise, em termos de disponibilidade, performance e preço. Mas não! Comprar uma placa gráfica decente a um bom preço é ainda uma missão (quase) impossível.

Gaming: O Full HD voltou em força! Tudo graças ao DLSS e FSR

barulhos no computador, porta computadores, computador aquecer

Portanto, o mais recente exemplo está em Alan Wake II da Remedy Studios, que claro está, na lista de especificações recomendadas omite completamente a existência de placas gráficas anteriores às gerações Radeon 6000 e RTX 20. Curiosamente, as tecnologias de upscalling DLSS e FSR estão referidas como necessárias.

Assim, Alan Wake II junta-se a A Plague Tale: Requiem, Lords of the Fallen, Immortals of Aveum e Forspoken. Jogos demasiado exigentes para a realidade atual, especialmente quando a aposta está em jogabilidade baseda em FHD a 60 FPS.

Tudo jogos que parecem assumir que os jogadores não querem jogar a uma resolução nativa. Ou seja, que todos os jogadores vão usar as já mencionadas tecnologias de upscalling. O que por sua vez significa que se quiser jogar a 1080p, vai estar a jogar qualquer um destes jogos a 960 * 540, alguns destes sem Ray-Tracing ativo.

Estamos a voltar atrás na componente gráfica, em vez de evoluir? Faz sentido pedir tecnologias extremamente recentes e ainda em clara evolução, quando a grande maioria do PC Gamer não consegue comprar uma placa gráfica decente porque custam mais de 400€ ou 500€? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias! Acompanhe sempre todas as notícias de tecnologia na Leak

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
spot_img

Leia também

Função secreta do Waze já está a salvar muitas vidas!

O Waze tornou-se numa ferramenta moderna e valiosa para evitar o trânsito intenso e encontrar o caminho em regiões movimentadas. No entanto, também está...

Estes insetos entram pelos ralos da cozinha e casa de banho!

Se reparou no aparecimento de insectos na sua casa de banho ou cozinha, pode ser complicado se não conseguir identificar o que são ou...

O que causa um sinal sonoro no carro que apareceu do nada?

Todos queremos estar a conduzir sem barulho. Quer dizer, a menos que seja a música que vem do rádio. No entanto, por vezes, não...

Sabe porque é que o seu telemóvel fica mais lento todos os anos?

Isto parece obra do destino ou pelo menos um facto inevitável. Parece que todos os anos o telemóvel fica mais lento e não se...

Como melhorar a velocidade do router da Vodafone, NOS e MEO

Se tudo estiver bem com o router do seu operador, quer seja ele, da NOS, Vodafone, MEO ou no futuro da DIGI ou outra...

Já pode testar os serviços da DIGI em Portugal! (Grátis)

Como estamos fartos de dizer, o mercado de telecomunicações Português está prestes a receber uma quarta operadora, a DIGI. Porque é isto tão importante?...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados