Os estúdios estão cada vez mais focados nas tecnologias de upscalling das duas grandes fabricantes de placas gráficas do planeta (AMD e NVIDIA), o que à primeira vista é obviamente uma boa notícia, porque permite a uma placa gráfica teoricamente mais fraca, oferecer um nível de jogabilidade um pouco superior ao que poderia ser considerado normal.
Mas, como a teoria quase nunca equivale à prática, estamos a chegar a um nível em que se está a dar demasiada importância aos algoritmos de upsacalling, deixando a performance pura e dura para trás. Aliás, as coisas estão a ficar tão estranhas, que placas gráficas ainda bastante recentes estão a cair no esquecimento. Tudo porque não têm suporte a este tipo de tecnologia.
Isto até poderia fazer sentido se o mundo das placas gráficas não tivesse passado por 3 anos de crise, em termos de disponibilidade, performance e preço. Mas não! Comprar uma placa gráfica decente a um bom preço é ainda uma missão (quase) impossível.
Gaming: O Full HD voltou em força! Tudo graças ao DLSS e FSR
Portanto, o mais recente exemplo está em Alan Wake II da Remedy Studios, que claro está, na lista de especificações recomendadas omite completamente a existência de placas gráficas anteriores às gerações Radeon 6000 e RTX 20. Curiosamente, as tecnologias de upscalling DLSS e FSR estão referidas como necessárias.
Assim, Alan Wake II junta-se a A Plague Tale: Requiem, Lords of the Fallen, Immortals of Aveum e Forspoken. Jogos demasiado exigentes para a realidade atual, especialmente quando a aposta está em jogabilidade baseda em FHD a 60 FPS.
Tudo jogos que parecem assumir que os jogadores não querem jogar a uma resolução nativa. Ou seja, que todos os jogadores vão usar as já mencionadas tecnologias de upscalling. O que por sua vez significa que se quiser jogar a 1080p, vai estar a jogar qualquer um destes jogos a 960 * 540, alguns destes sem Ray-Tracing ativo.
Estamos a voltar atrás na componente gráfica, em vez de evoluir? Faz sentido pedir tecnologias extremamente recentes e ainda em clara evolução, quando a grande maioria do PC Gamer não consegue comprar uma placa gráfica decente porque custam mais de 400€ ou 500€? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.