Como deve saber, a Intel já lançou uma parte da sua gama de processadores Intel Core 12000, que por sua vez, vieram acompanhados pelas motherboards Z690. A questão é que as peças que saíram até agora, foram pensadas apenas e só para o mundo mais ‘topo de gama’ da questão.
A restante gama vai sair em 2022, muito provavelmente depois da CES! Estamos a falar de processadores mais amigos da carteira, bem como novas motherboards pertencentes às séries H670, B660 e H610.
Mas vamos por partes.
Core 12000: Já sabemos o que vale a gama média e baixa da Intel!
Portanto, vamos ter componentes mais baratos na geração ‘Alder Lake’ para PCs Desktop. Mas isto significa o quê? Qual é a diferença de preço? E que funcionalidades vamos perder?
Pois bem, as motherboards H670 vão reter a grande maioria das funcionalidades que podemos encontrar nas atuais Z690. Isto, à exceção da capacidade de overclock, claro está. Entretanto, as motherboards B660 vão ficar ali num meio termo, com um bus do chipset um pouco mais curto, e vários cortes no I/O. Por fim, a opção H610 é a obviamente mais fraca e mais barata do grupo, com um I/O muito básico, e nada de entradas NVMe ligadas diretamente ao CPU.
Entretanto, temos um detalhe muito interessante… Todos os chipsets aqui mencionados conseguem suportar PCI-Express 5.0 x16 (PEG), ficando à escolha da fabricante, se a funcionalidade é ou não implementada.
Curiosamente, ao contrário do passado recente, a Intel vai permitir overclock na memória nas boards H670 e B660. (Desde que o CPU o suporte).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Com grandes expetativas face ao que a Intel vai apresentar na CES 2022? Não se esqueça que além de tudo isto, vamos também dar as boas vindas a uma nova gama de placas gráficas! Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!