Como estamos fartos de dizer na Leak, ninguém consegue ainda rivalizar com a Samsung no mundo dos smartphones dobráveis. Mas será que isso é assim tão importante? Bem, já vamos responder a isso.
Sim, é verdade que já existem vários modelos dobráveis no mercado, das mais variadas fabricantes, mas também é inegável que a gigante Sul Coreana está completamente isolada, e na verdade com a faca e o queijo na mão, visto que além da líder, é também a única a conseguir produzir o ecrã OLED que dá vida a este tipo de aparelho, em grandes quantidades.
Mas… Sabe qual é o aparelho dobrável mais famoso da gama Galaxy Z da Samsung?
Galaxy Z Fold vs Z Flip: Afinal… Qual é o dobrável mais popular?
Portanto, segundo os números da própria Samsung, dos 10 milhões de aparelhos dobráveis enviados para as lojas, onde claro está, temos de incluir algumas unidades mais antigas, cerca de 70% pertentem ao Galaxy Z Flip 3, enquanto ‘apenas’ 30% pertencem ao Galaxy Z Fold 3.
Ou seja, a grande maioria das pessoas prefere o mais pequeno, e mais barato, Galaxy Z Flip, ao maior, e significativamente mais caro Z Fold.
Porque será? Pelo preço? Ou pelo design do próprio aparelho?
Honestamente, como deve imaginar, o preço tem um grande peso na decisão dos consumidores. Mas, também é verdade que no dia-a-dia, o Z Flip 3 é um aparelho mais prático para o dia-a-dia, face ao Z Fold 3. Felizmente tive a oportunidade de analisar os dois aparelhos, e no meu caso, que até tenho mãos grandes, achei muito pouco confortável, e por isso pouco prático, usar o Fold no dia-a-dia.
Ainda assim, é fácil de admitir que o maior dobrável da gama de smartphones Samsung não é um aparelho pensado para as massas. O Z Fold 3 foi pensado para os entusiastas, que querem ter muita performance, e claro, a possibilidade de trabalhar com muita qualidade em qualquer lado.
Como está a correr o mercado para a Samsung, especialmente nos dobráveis?
A Samsung fez parecer com que 10 milhões seja um número extraordinário. Mas será que é? O ano de 2021 correu muito bem para a gigante Sul Coreana, bem como a primeira metade de 202. Mas, 10 milhões em quase 270 milhões de aparelhos enviados para as prateleiras, não é de todo um número impressionante.
É preciso mudar a estratégia, e começar a apostar em aparelhos mais dobráveis, e por isso mesmo, mais interessantes para as massas. Ninguém disse que o smartphone dobrável ia dominar o mercado, nem que ia ser um sucesso imediato. Mas as coisas estão a evoluir a um ritmo demasiado lento, e a Samsung sabe disso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!