Os smartphones dobráveis ainda se sentem como uma novidade tal é a raridade de modelos à nossa volta no dia-a-dia, nas mãos dos consumidores. Mas, a realidade é que já andamos nesta lenga-lenga de lançamentos há quase 6 anos, desde 2019! Porém, ainda sem níveis de sucesso realmente palpáveis.
O que falta para começar a vender como deve de ser? Bem, a Samsung tem uma ideia e parece pronta a metê-la em prática.
Galaxy Z Fold 6: Este dobrável pode mudar o mercado!
Portanto, como temos vindo a noticiar, a Samsung está pronta a lançar mais dobráveis em 2024. Mais concretamente, está pronta a lançar versões mais baratas dos atuais Z Fold e Z Flip. No caso do Z Flip, é muito provável que exista um Z Flip FE, enquanto no caso do Z Fold, deverá existir uma versão Ultra.
Ou seja, a gama de dobráveis da Samsung vai ser composta por:
- Galaxy Z Flip 6 FE
- Galaxy Z Flip 6
- Galaxy Z Fold 6
- Galaxy Z Fold 6 Ultra
A ideia é simples, oferecer mais alternativas ao mercado, ao mesmo tempo que se aposta no preço, sem comprometer demasiado a qualidade de construção e lista de especificações técnicas.
Uma boa estratégia, porque esta tem sido a desculpa de vários especialistas… Os smartphones dobráveis são demasiado caros!
Por isso, numa altura em que a produção é bastante mais eficiente, e por isso mais barata, sendo exatamente por isso que temos muitas outras fabricantes a apostar neste segmento de mercado, a Samsung quer perceber se o problema está no formato em si, ou no preço de cada aparelho.
Assim, vários rumores apontam para um Z Flip 6 FE a pouco mais de 700€, isto enquanto o novo Z Fold 6 deve aparecer no mercado à volta dos 1000€. (Em Portugal, é expectável que os preços sejam mais altos!)
Será o suficiente?
Bem, vai depender muito das especificações técnicas e capacidades reais destes aparelhos. Dobrar não chega.
Ao que tudo indica, o SoC Snapdragon 8 Gen3 está reservado apenas para o Z Fold 6 Ultra, tal e qual como também apenas aparece no S24 Ultra da gama tradicional de smartphones Samsung.
Desta forma, isto deve significar que o Z Flip 6 FE chega ao mercado com um SoC Exynos 2200, tal e qual como o S23 FE antes de si, e muito provavelmente com um design mais antigo. Entretanto, o Z Flip 6 e Z Fold 6 chegam ao mercado com um SoC Exynos 2400, tal e qual como os Galaxy S24 e S24+, e também com o mesmo design do ano passado.
Por fim, como dissemos em cima, o topo de gama vem com um SoC Snapdragon 8 Gen3, e claro, todas as inovações tecnológicas que a Samsung tem vindo a preparar para o mercado.
Será desta que vamos ver os dobráveis a “explodir”? Ou é um formato que nunca vai convencer, e por isso, vai ser para sempre um nicho? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!