A Samsung apresentou hoje ao mundo o Galaxy Watch4 e o Galaxy Watch 4 Classic. Duas abordagens para um interior praticamente igual e que tem especificações que os transformam nos melhores smartwatches Android. Um dos segredos do sucesso está no potente processador de que irei falar mais abaixo. No entanto, para já, importa conhecer aquilo que aproxima e também o que distingue as duas versões.
Galaxy Watch4 e 4 Classic: os melhores smartwatches Android!
O que distingue a versão standard e classic
O Galaxy Watch4 está disponÃvel em dois tamanhos diferentes. Assim, temos uma versão de 44mm em Preto, Verde e Prateado. Depois temos outra de 40 mm em Preto, Dourado e Prateado.
A versão standard também se destaca da outra por ter um mostrador em alumÃnio.
Ao nÃvel dos ecrãs a versão de 44mm aposta num painel de 1.36 polegadas com uma resolução de 450×450 pixéis. É super AMOLED e conta com a proteção Gorilla Glass DX+. Já o modelo de 40 mm tem um painel com 1.19 polegadas e uma resolução de 396×369 pixéis.
Agora vamos olhar para a versão ClassicÂ
Assim temos duas versões. Uma tem 46 mm e está disponÃvel em preto e prateado. A versão de 42 mm tem as mesmas cores. Entretanto em vez de um mostrador em alumÃnio como acontece com a versão standard, temos um em aço inoxidável.
Em termos de painel, o modelo de 46mm tem 1.36 polegadas e uma resolução de 450×450 pixéis. Já o modelo de 42mm tem um painel de 1.19 polegadas.
Com as diferenças arrumadas vamos olhar para os pontos em comum e sobretudo para o processador que lhes dá vida.
O Galaxy Watch4 e o Galaxy Watch4 Classic são alimentados pelo Exynos W920.
É um chipset para wearables desenvolvido com tecnologia de 5nm e que combina desempenho e eficiência.
Na prática o W920 tem dois núcleos Cortex A55 que são na prática os mesmos que encontramos nos smartphones. A isto junta-se uma gráfica Mali-G68. Este processador será 20% mais rápido e terá um desempenho gráfico dez vezes superior. Destaca-se ainda um modem 4G LTE integrado, bem como GPS.
O W920 é alimentado na prática por um processador que tem muitas caracterÃsticas do Exynos 2100 que dá vida ao Galaxy S21. Só por aqui é possÃvel percebermos o poder do chipset que está no interior do smartwatch. Entretanto a Samsung revela que ele é capaz de suportar resoluções de 960×540 pixéis. Ou seja, muito acima da média.
Entretanto o W920 inclui um co-processador Cortex M55 que garante a função always-on sem ter de estar a utilizar o processador principal. Escusado será dizer que isto se traduz numa autonomia bastante superior.
Mas há outra coisa muito interessante acerca do novo chipset. É que o Exynos W920 é pequeno para tudo o que integra. É que lá dentro temos os núcleos, a gestão de energia, a RAM e o módulo de armazenamento. Tudo num espaço muito reduzido. Ora isto permite que a Samsung possa lançar smartwatches com maiores baterias ou um design mais reduzido.
Em termos de memória chegam com 1.5GB de RAM e 16GB de armazenamento.
O sistema operativo que lhes dá vida é o Wear OS 3 desenvolvido pela Google em parceria com a Samsung.
Os preços
O Galaxy Watch4 e o Galaxy Watch4 Classic estão disponÃveis para pré-compra a partir de 11 de agosto, e disponÃveis nas lojas a partir de 27 de agosto.
Quanto a preços encontramos a versão normal a partir de 269,99€ para versões Bluetooth e 319,99€ para modelos LTE. Já o Galaxy Watch4 Classic começa nos 369 Euros para versões Bluetooth e 419,99 Euros para modelos LTE.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!