A Samsung é a força dominadora do mundo Android, sendo o atual S24 Ultra o aparelho que serve de bandeira a todo o ecossistema, o que por sua vez também significa que todos os outros aparelhos, seja de que marca forem, têm eventualmente de ser postos numa arena, de forma a serem comparados com aquilo que a gigante Sul Coreana tem de melhor para oferecer.
Porém, hoje em dia, qualquer topo de gama Samsung tem como base o mesmo exato SoC que dá vida a todos os outros topo de gama. O que dá sempre um “senso” de equilíbrio a todo o ecossistema. Porém, com a Qualcomm a aumentar cada vez mais os seus preços, e com a Samsung a ser finalmente capaz de estabilizar as suas linhas de produção, e também a ser capaz de oferecer processadores próprios mais poderosos e eficientes, essa realidade pode estar mesmo prestes a chegar ao seu final dramático.
Afinal, depois de alguns rumores “estranhos” a apontar para uma Samsung “farta” da Qualcomm, e por isso disposta a apostar tudo o que tem em processadores Exynos, temos agora mais algumas informações de que isso não é apenas uma possibilidade, é mesmo o futuro dos smartphones Galaxy.
Smartphones Galaxy só com processadores Exynos. Comprar ou fugir?
Portanto, ao que tudo indica, a Samsung está mesmo a planear abandonar por completo os processadores Qualcomm Snapdragon nas suas gamas Premium, de forma a apostar tudo o que tem nos seus processadores Exynos.
Isto não vai acontecer como tem sido até agora, ou seja, apenas alguns modelos são equipados com processadores Exynos, dependendo da região em que são comercializados. Estamos a falar de um “all-in” da Samsung nos seus próprios processadores, deixando o acordo com a Qualcomm para trás das costas, ou apenas para modelos de gama baixa ou gama média.
Algo que honestamente acho estranho, porque… A ideia que a própria Samsung ajudou a passar para o mercado, é que os processadores Qualcomm Snapdragon oferecem maior performance, maior eficiência energética, e até melhor processamento gráfico e de imagem.
Sendo exatamente por isso que a Samsung equipou todos os Galaxy S23 com processadores Snapdragon no ano passado. Além disso, em 2024, o modelo Ultra continua a ser equipado com um Snapdragon 8 Gen3.
O que aconteceu? Ou pode vir a acontecer?
Acreditamos que é tudo uma questão de “valores” e de “controlo“.
A Samsung não está disposta a pagar os valores que a Qualcomm vai querer cobrar em 2025. Altura em que já deverá ter dado o salto para as linhas de 3nm da TSMC com o seu novo Snapdragon 8 Gen4.
Além disso, a gigante Sul Coreana pode estar mais interessada em desenhar e produzir chips mais capazes de ir ao encontro das suas necessidades. Isto é especialmente verdade nesta nova era do IA, onde a Samsung é uma das forças mais poderosas e com maior capacidade de investimento.
Conclusão
Ainda é muito cedo para perceber o que vai acontecer dentro de mais ou menos 1 ano. Mas, como deve saber… Onde há fumo, é muito provável que também existe fogo.
O que levanta uma questão! Samsung apenas e só com Exynos? Comprava? Ou iria optar por uma outra fabricante de smartphones? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!